Secretário-Geral da European Research Council vem ao Brasil para incentivar financiamento de pesquisas

Donald Dingwell é o secretário-geral de órgão que oferece bolsas para projetos científicos internacionais que podem chegar a mais de um milhão de reais.

O Secretário-Geral da European Research Council (ERC), órgão ligado à União Europeia, professor Donald Dingwell, está no Brasil este mês a fim de divulgar dentro das universidades brasileiras a campanha ERC goes Global, um sistema internacional de financiamento de projetos científicos.

Na última sexta-feira (25), esteve na Reitoria da USP para apresentar as regras do programa. Participaram do encontro, organizado pela Universia Brasil, representantes da USP, União Europeia, Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) e da própria Universia. O evento foi comandado pelo vice-Reitor executivo de Relações Internacionais da USP, Adnei Melges de Andrade.

O principal objetivo da visita de Dingwell é incentivar os melhores talentos brasileiros a solicitar financiamentos para seus projetos. Apesar dos 40 pedidos de financiamentos já feitos por brasileiros para a ERC, o País conta atualmente com apenas um projeto apoiado pelo órgão. A ideia do secretário é que esse número seja muito maior nos próximos anos. “O que fica claramente perceptível é a grande variedade de talentos e oportunidades no Brasil. Nós queremos as melhores mentes para que elas consigam resolver os problemas atuais por meio de nosso financiamento”, afirma.

Qualquer estudante ou pesquisador brasileiro pode desenvolver um projeto e apresentar para apreciação da ERC. Os financiamentos podem alcançar valores superiores a R$ 1 milhão, dependendo da complexidade da pesquisa.

Com informações do Universia Brasil 

Scroll to top