Equipe de Baja da EESC está entre as 10 melhores do mundo

Equipe da Escola de Engenharia de São Carlos da USP ficou em nono lugar na etapa mundial da competição "Baja SAE Wisconsin 2012".

A equipe Baja SAE da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP ficou em nono lugar na etapa mundial da competição Baja SAE Wisconsin 2012, realizada em Madison (EUA), de 7 a 10 de junho. É a melhor classificação do Brasil, da América Latina e também entre todas as equipes não norte-americanas. No total, participaram dessa fase mais de 110 grupos de diversos países.

“A prova foi acirrada em todas as fases, com a participação de universidades americanas conceituadas, mas nos classificamos bem em todas elas. Agora nossa equipe está no top 10 do mundo e isso é um enorme prestigio”, comemora o professor Álvaro Costa Neto, que coordena o projeto, auxiliado pelo aluno Henrique Rezende Filetti, diretor da equipe. Neto ressalta que a cerimônia de entrega dos troféus contou com a presença de mais de 1.500 pessoas.

Fundada em 1994, a equipe da EESC conta com cerca de 30 integrantes e se classificou para a disputa mundial juntamente com a Escola Politécnica (Poli) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Essa seletiva aconteceu no mês de março, em Piracicaba, e reuniu 72 universidades brasileiras.

O Baja SAE, um dos mais importantes projetos educacionais de Engenharia, desafia alunos de universidades de todo o mundo a formarem equipes para planejar, gerenciar, projetar e construir um veículo off-road, simulando os processos de engenharia real. Posteriormente as equipes são avaliadas em competições regionais, nacionais e mundiais.

Mais informações: www.saocarlos.usp.br 

Scroll to top