USP assina convênios com universidades dos Estados Unidos, Inglaterra e Holanda

A Universidade renovou também o Convênio Acadêmico de Cátedras Lévi-Strauss.

Nos últimos dias, a USP assinou uma série de convênios com universidades estrangeiras, como da Holanda, Inglaterra e Estados Unidos, além de renovar o Convênio Acadêmico de Cátedras Lévi-Strauss.

No dia 11 de abril, a USP, representada pelo vice-reitor de Relações Internacionais, professor Aluísio Augusto Cotrim Segurado, recebeu o professor Arno Peels, reitor da Technische Universiteit Eidhoven (TU/e), da Holanda, e a diretora de Relações Internacionais, professora Karen Ali.

Na reunião foram discutidas questões a respeito de intercâmbio de alunos e pesquisadores entre a Escola de Engenharia da TU/e e a Escola Politécnica (Poli) da USP. Foi assinado um Convênio Acadêmico entre as duas instituições para o prosseguimento das atividades de cooperação internacional, visando o intercâmbio de docentes, alunos de graduação e pós-graduação.

No mesmo dia, Segurado recebeu, juntamente com o vice-presidente do Conselho de Relações Internacionais, professor Raul Machado Neto, o professor Malcolm Press e Andrea Edwards, da University of Birmingham (Inglaterra). No encontro, foram discutidos o intercâmbio de alunos e pesquisadores entre ambas as universidades e foi assinado um Convênio Acadêmico entre as instituições, visando o intercâmbio de graduandos.

Já no dia 16 de abril, o vice-reitor de Relações Internacionais recebeu uma delegação da Drexel University (Estados Unidos), representada pelos doutores John A. Fry, presidente da Drexel University, Daniel Schidlow, reitor da Faculdade de Medicina, Francis Linnehan, reitor da Faculdade de Economia, Julie Mostov, vice-reitora para Iniciativas Globais, e Weber, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Informação.

Na reunião foram assinados um Acordo de Cooperação e o Convênio Acadêmico, visando o intercâmbio de docentes e de alunos pós-graduandos e graduandos de todas as áreas, além da realização de cooperação em pesquisas.

No dia 26 de abril, a USP renovou ainda o Convênio Acadêmico de Cátedras Lévi-Strauss, como parte do Colóquio Internacional Brasil-França, que teve como tema A “Responsabilidade de proteger” em questão: um debate franco-brasileiro.

Na cerimônia de assinatura da renovação, realizada na sala de reuniões da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, estiveram presentes importantes personalidades brasileiras e francesas, principalmente dos âmbitos diplomático e acadêmico, como o ex-presidente da República, professor Fernando Henrique Cardoso, o ex-ministro de Relações Exteriores, professor Celso Lafer, Bruno Delaye, embaixador da França no Brasil, o cônsul francês Damien Loras, o ex-diretor da ONG Médicos sem Fronteiras, Rony Brauman, entre outros. Estiveram presentes também  o vice-reitor de Relações Internacionais, a pró-reitora de Cultura e Extensão, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda,  além de professores convidados e especialistas em diversas áreas no Brasil e na França, como Jean-Baptiste Jeangène Vilmer, Pedro Dallari, Carlos Eduardo Lins da Silva, Fernando Scire, Fernando Menezes, Jean-Pierre Garino e Thierry Valentin.

Mais informações: site www.usp.br/internationaloffice

Scroll to top