Projeto Ateliê Aberto do IP promove cuidado em psicologia através da criatividade

Objetivo das oficinas é criar oportunidades para que as práticas sejam utilizadas como recurso de cuidado de quem busca ajuda no CEIP.

O Instituto de Psicologia (IP) da USP promove, a partir de 17 de fevereiro, as vivências do Ateliê Aberto: cuidado em psicologia através da criatividade, que conta com atividades em grupo envolvendo técnicas de relaxamento, respiração, atividades expressivas e de percepção corporal variadas, como desenho, pintura, auto-massagem, movimentos com música, exercícios de respiração, narrativa de contos, modelagem com massinha, recortes, fotografias, dobraduras e composição de histórias.

O objetivo principal das oficinas do Ateliê Aberto é criar oportunidades para que as práticas sejam utilizadas como recurso de cuidado das pessoas que buscam ajuda psicológica no Centro-Escola do Instituto de Psicologia (CEIP). A atividade é gratuita, aberta a qualquer interessado maior de 18 anos e não há seleção ou inscrição prévia.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Estudos da Personalidade (LEP) e o Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP) do IP. Os coordenadores da atividade trabalham sempre em duplas, compostas por um psicólogo e um estagiário ou então dois estagiários, que são facilitadores do encontro do grupo. Desde o seu início, em 2012, estiveram no Ateliê 164 participantes.

Se por um lado é oferecido atendimento à comunidade, por outro, os estudantes do IP ganham experiência profissional a partir do estágio no Ateliê Aberto. Como espaço de formação, o projeto focaliza as potencialidades dos sujeitos envolvidos e a expansão de seus horizontes pessoais, contribuindo para uma atuação em saúde afinada à promoção da convivência e da diversidade. No âmbito institucional, o projeto contribui para a revitalização da vida comunitária, agregando ao leque de trabalhos que já são desenvolvidos um espaço receptivo às pessoas que desejam estar no CEIP para além dos horários de atendimentos pré-agendados.

As oficinas acontecerão às quartas-feiras, das 10 às 12 horas, no Centro-Escola do Instituto de Psicologia (CEIP), que fica na Av. Prof. Melo Moraes, 1721, bloco D – sala 125 – Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Com informações do IP Comunica

Mais informações: email atelieaberto@usp.br

Scroll to top