Observatório de Histórias em Quadrinhos recebe doação de obras

O Observatório de Histórias em Quadrinhos recebeu uma doação da família de Leandro Reid de Azerêdo, falecido em 2013.

Sofia Calabria / LAC da ECA

Recentemente o Observatório de Histórias em Quadrinhos recebeu uma doação da família de Leandro Reid de Azerêdo, falecido em 2013. A família entrou em contato em 2013 com o professor Waldomiro de Castro Santos Vergueiro – do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD) – um dos fundadores do Observatório e seu atual coordenador, a fim de fazer a doação da coleção de Leandro. Ao todo são 393 exemplares de quadrinhos variados, a maioria publicada a partir dos anos 2000 (principalmente os chamados Graphic Novels). Entre os títulos estão A Liga Extraordinária, de Alan Moore, The Walking Dead, de Robert Kirman, 30 Dias de Noite, de Steve Niles,Scott Pilgim contra o Mundo, de Bryan Lee O’Malley e o clássico As Aventuras de Tintim, de Georges Prosper Remi, entre muitos outros, como publicações conhecidas da DC Comics e Marvel.

“Ele era um colecionador de alto nível. Não comprava de tudo. Ele era bem seletivo. Selecionava apenas materiais de maior qualidade, os quais ele conservava bastante”, diz o professor Waldomiro acerca de Leandro Reid.

De acordo com o professor, a coleção traz novas perspectivas para o Observatório. Uma vez que ele não dispõe de verba própria e vive de doações e acervo pessoal dos seus criadores, é raro receberem material recente. “É um material ao qual nós não temos acesso comumente. Além disso, nessa coleção há exemplares na versão original, que são essenciais para as nossas pesquisas. Precisamos ter a versão em português e a original. Ela vai ser muito útil para nós.”

Criado em 1990 pelos professores Waldomiro de Castro, Álvaro de Moya e Antônio Luiz Cagnin, já falecido, o Observatório foi um dos primeiros núcleos de pesquisa criados na ECA.  Sua finalidade é de concentrar as pesquisas relacionadas às histórias em quadrinhos da Universidade e de ser um espaço para a pesquisa e a discussão sobre HQs e temas correlatos. “Nós realizamos esse objetivo por meio dos nossos colóquios mensais, dos seminários que organizamos, pelas pesquisas em si, que são desenvolvidas pelos alunos e interessados em geral e pelos livros que publicamos. A ideia é de acompanhar o meio e refletir sobre ele em todos os seus aspectos”, comenta Waldomiro.

Referência no Brasil e citado em publicações estrangeiras como núcleo de ponta na pesquisa de histórias em quadrinhos, o acervo do Observatório conta hoje com cerca de 25 mil obras, datadas a partir da década de 60. “Eu sempre tive a preocupação de manter o estudo aqui, porque isso funciona como um indicador para as outras Universidades. A USP é um modelo para o País”, completa o professor. Por enquanto o acervo é aberto somente para pesquisadores, mas Waldomiro estuda a possibilidade de abrir para o público no futuro com uma frequência ainda a ser definida, quando houver condições adequadas para tal.

Enquanto não é aberto, são realizadas reuniões mensais abertas aos interessados em geral. A próxima acontece dia 12 de setembro no Bloco 22, sede do Observatório. Além disso, na segunda quinzena de agosto de 2015 será realizada na ECA a 3º Jornada Internacional de Histórias em Quadrinhos, que conta com várias temáticas e participantes de diversos países. Neste ano foi realizada também na ECA a 1º Jornada Temática de Quadrinhos, sobre adaptações literárias.

Mais informações: site http://observatoriodehistoriasemquadrinhos.blogspot.com.br

Scroll to top