ICMC e EESC selecionam pós-doutorando para projeto Pró-Alerta

Bolsistas atuarão no desenvolvimento de métodos computacionais para integração e visualização de dados de fontes heterogêneas

Da Agência USP de Notícias 

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP estão selecionando um bolsista de pós-doutorado para atuar em projeto de pesquisa do Edital Capes Pró-alertas junto ao grupo interdisciplinar de pesquisa Computação aplicada a Desastres Naturais.

O bolsista de pós-doutorado irá colaborar em projeto coordenado pelos professores João Porto de Albuquerque, do ICMC, e Eduardo Mario Mendiondo, da EESC, atuando no desenvolvimento de métodos computacionais para integração e visualização de dados de fontes heterogêneas (estações hidrológicas, pluviômetros, mapas de risco, radares, informação geográfica voluntária, mídias sociais etc.), com o objetivo de aprimorar sistemas de previsão e alertas de desastres naturais. Leia aqui reportagem sobre o projeto.

O grupo que atua no projeto inclui alunos de mestrado e doutorado do ICMC, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC, e pesquisadores do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (CEMADEN) e da Universidade de Heidelberg (Alemanha). O pós-doutorando receberá uma bolsa no valor de R$ 4.100,00 mensais da Capes, concedida inicialmente para 12 meses e prorrogável por até 36 meses. O início das atividades acontecerá imediatamente após a seleção.

Os interessados devem entrar em contato por e-mail com o professores João Porto (jporto@icmc.usp.br) e Mario Mendiondo (emm@sc.usp.br), com a seguinte especificação no assunto Vaga Posdoc Pró-Alertas. À mensagem, deve ser anexado o curriculum vitae (CV) do candidato ou o link para o CV Lattes, uma breve descrição sobre sua motivação e habilidades relevantes para a vaga, além do endereço de e-mail de um professor doutor que poderá atestar suas habilidades. Os candidatos mais bem qualificados serão selecionados para uma entrevista por videoconferência ou presencialmente.

Mais informações: emails emm@sc.usp.br e jporto@icmc.usp.br

Scroll to top