Atendimento a Dependentes de Álcool, Tabaco e outras Drogas em São Paulo – IPq/HCFMUSP

O Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) fornece assistência e prevenção ao consumo excessivo de álcool, tabaco e outras drogas. Mesmo após o tratamento em uma clínica, o usuário de drogas continua propenso ao consumo, pois essas substâncias modificam a estrutura celular, gerando fortes reflexos psicológicos.

O atendimento psiquiátrico e psicológico destina-se a pacientes com quadros de abuso, síndrome de dependência e outras complicações psiquiátricas advindas do consumo inadequado de substâncias psicoativas.

Há também programas preventivos ao uso de drogas ilícitas e alcóol em três níveis (evitar a experimentação, diminuir o uso e reabilitação do forte dependente). O grupo também oferece treinamento para aqueles que pretendem trabalhar com a prevenção do uso de drogas na sociedade.

A equipe é formada por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

Como Agendar uma Consulta?

Para agendar uma triagem, o próprio paciente deverá ligar no telefone (11) 2661.6960 no período das 08h00 às 16h00. Nesse contato inicial, será feita uma breve avaliação do caso, no qual será verificado se o paciente se encaixa nos critérios de atendimento.

Ambulatório Geral

Nesse ambulatório, que ocorre às terças-feiras das 13h00 às 17h00, no térreo (ala norte) do IPq, são atendidos pacientes que apresentam problemas relacionados ao uso de álcool e de outras drogas, inclusive tabaco.

O atendimento médico é individualizado e planejado. Para tanto são avaliados vários aspectos importantes da vida do paciente, tais como: tipo de transtorno psiquiátrico, impacto deste na vida do paciente, características de tratamentos anteriores, exames necessários e a demanda pessoal do indivíduo. À partir dessa avaliação, trabalhamos com o diagnóstico de cada caso, estabelecendo, à partir daí, um plano de tratamento em conjunto com o paciente, que contará com consultas médicas, medicamentos e tratamentos adjuntos, como: terapia em grupo, terapia individual, grupo de orientação para familiares, entre outros.

Além do ambulatório geral, contamos com ambulatórios específicos relacionados às pesquisas científicas em andamento, que também oferece tratamento.

O GREA funciona no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMUSP).

Mais informações, entre em contato com eles.

(0xx11) 2661.6960
Oferecido por
Instituto de Psiquiatria - IPq / HCFMUSP
Endereço