Programas e Bolsas Nacionais de Iniciação Científica – Graduação – PRP

O Programa de Iniciação Científica (PIBIC) é oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade de São Paulo (USP) e destinado aos alunos de graduação.

Este programa tem por objetivo promover o desenvolvimento do pensamento científico e da pesquisa científica no Ensino Superior, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica, e convivência com procedimentos e a metodologia científica em ciência e tecnologia. O princípio deve reger as atividades de Iniciação Científica, e é dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no Programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional.

Prazos, normas, requisitos para inscrição e candidatura dos interessados no PIBIC da USP estão disponíveis no site da PRP ou entrando em contato com eles.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade de São Paulo (USP) e foi criado pelo CNPq no sentido de estimular estudantes do ensino técnico e superior no desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação para a sociedade.

Os objetivos do programa são: contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa; desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa; contribuir para a formação de recursos humanos dedicados ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

Prazos, normas, requisitos para inscrição e candidatura dos interessados no PIBITI/CNPq/USP estão disponíveis no site da PRP ou entrando em contato com eles.

O Programa de Pré-Iniciação Científica (PRÉ-IC) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade de São Paulo (USP)  que visa apoiar projetos de pesquisa nas áreas de exatas, biológicas e humanas, que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos do ensino médio da rede pública estadual mediante o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo assim, oportunidades de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional ao aluno participante.

Prazos, normas, requisitos para inscrição e candidatura dos interessados no PRÉ-IC/ FUSP/ SEE/ SANTANDER/ USP estão disponíveis no site da PRP ou entrando em contato com eles.

Mais detalhes e informações sobre as atuais Programas e Bolsas Nacionais de Iniciação Científica oferecidos pela USP estão no site da PRP ou entrando em contato com eles.

**Ajude-nos a manter as informações desta página sempre corretas e atualizadas. Para reportar qualquer erro/atualização no conteúdo acima, por favor envie pelo Fale com a USP o endereço desta página e o trecho a ser alterado. Agradecemos muito o seu contato.**

Programas e Bolsas Nacionais de Iniciação Científica – Graduação – PRP
Oferecido por
Pró-Reitoria de Pesquisa - PRO-PESQ