Revista Contabilidade & Finanças USP

Revista Contabilidade & Finanças é uma publicação quadrimestral, gratuita, ligada ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA – USP.

Tem por objetivo a divulgação de pesquisas inéditas de professores, pesquisadores e alunos (de pós-graduação e graduação) de todo o país e do exterior.

O periódico é uma continuação do Caderno de Estudos, publicado a partir de 1989. Conta com o suporte financeiro da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).

A partir de 2012 será publicada em português e inglês, eletronicamente, de forma concomitante.

A RC&F publica artigos inéditos de desenvolvimento teórico e trabalhos teórico-empíricos nas áreas de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças. Aceita trabalhos de diferentes paradigmas e metodologias, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas. Além de artigos, foco principal do periódico, pública resenhas, comunicações, notas bibliográficas, pensatas e documentos que possam contribuir para a comunicação de novos conhecimentos para a comunidade.

As linhas de pesquisa que operacionalizam o foco de publicação são:

Controladoria e contabilidade gerencial

Refere-se ao campo de pesquisas e ao desenvolvimento de estudos sobre sistemas de mensuração, informação e apoio ao processo de planejamento e controle das organizações.

Dentre os vários temas de interesse, contempla: Contabilidade Gerencial, Análise e gestão de custos, Controladoria nas entidades privadas e do terceiro setor, Gestão Econômica, Teoria das Restrições, Planejamento e Gestão Tributária, Logística e elementos de controle, Planejamento estratégico e Controle Orçamentário, Controle Gerencial nas Organizações, Sistemas de informações gerenciais, Tecnologia e Sistemas de Informação, Avaliação de Projetos de Investimentos e Sustentabilidade, sempre sob a ótica da Contabilidade.

Contabilidade para usuários externos

Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados aos aspectos de identificação, mensuração e divulgação da informação contábil.

Desdobra-se em: Teoria da Contabilidade, Contabilidade Societária, Convergência de Normas, Balanço Social (Demonstração do Valor Adicionado, Meio Ambiente, Recursos Humanos), Capital Intelectual, Contabilidade Pública e do Terceiro Setor,Auditoria Independente, Análise das Demonstrações Contábeis, Reconhecimento dos Efeitos Inflacionários, Contabilidade Tributária e Governança Corporativa.

Mercados: financeiro, de crédito e de capitais

Abrange estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos dos respectivos mercados, bem como a aplicação de recursos sob a ótica dos desempenhos empresariais passados e/ou projetados, desde que vinculados à Contabilidade. Desdobra-se em: Auditoria, Finanças Corporativas de curto e de longo prazos, Valuation, Gestão de Riscos e Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade Societária.

Educação e pesquisa em contabilidade, controladoria, atuária e finanças

Refere-se à investigação de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam aprimoramento e melhoria da qualidade de todo o processo de ensino-aprendizagem, bem como da construção de trabalhos científicos em todas as áreas do campo de conhecimento das Ciências Contábeis.

Desdobra-se em Educação Superior no Brasil/exterior e a Contabilidade, Finanças e Atuária, Formação do Contador, Currículo Mundial, Processo de Ensino e Aprendizagem Estilos e Estratégias de Aprendizagem, Tecnologia da Educação, Educação Online e Modelos Colaborativos Virtuais, Epistemologia Contábil, Perfil e Evolução do Egresso e Avaliação de Programas Educacionais.

Atuària

Trata de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam o aprimoramento e melhoria da qualidade de todo o processo de ensino-aprendizagem, bem como da construção de trabalhos científicos em todas as áreas do campo de conhecimento das Ciências Atuariais. Alguns dos principais elementos são: Risco em geral, Previdência e Seguros.

Caso os autores tenham dúvidas sobre a aderência de seus trabalhos às linhas de pesquisa da RC&F devem entrar em contato com o Editor-Chefe.

Público-alvo

O público alvo da RC&F é constituído principalmente por professores, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de contabilidade, finanças e atuária.

Requisistos

Os artigos, resenhas, comunicações, notas bibliográficas, pensatas, debates e documentos submetidos à apreciação da RC&F devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação, em qualquer língua.

INSTRUÇÕES AOS AUTORES 

Revista Contabilidade & Finanças USP
Telefone
(11) 3091.5820
Oferecido por
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA
Endereço
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, FEA 3, sala 118 Cidade Universitária, São Paulo, SP CEP 05508 010
.