Revista Estudos Avançados

A revista Estudos Avançados é uma publicação quadrimestral do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Criada em dezembro de 1987, Estudos Avançados já consolidou sua posição como uma das principais revistas universitárias brasileiras.

Além de publicar trabalhos de pesquisadores do IEA e de conferencistas convidados, a revista traz textos produzidos por outros especialistas sobre questões de relevância nacional e internacional. Procura ser também um fórum de debates sobre problemas socioeconômicos e latino-americanos.

Apreciações feitas por consultores independentes a pedido da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), revelam a importância da Estudos Avançados nos seus anos de existência. Aqui vale destacar que ela tem sido considerada desaguadouro natural de qualificada produção intelectual das mais variadas procedências.

Cada edição traz um dossiê com abordagens diferenciadas e complementares.

No primeiro quadrimestre de 2010, a revista chegou à sua 69ª edição, numa trajetória marcante no debate sobre ciência, cultura e políticas públicas iniciada em dezembro de 1987, quando foi lançado o primeiro número da publicação, com as íntegras das conferências dos historiadores Raymundo Faoro e Michel Vovelle, feitas no primeiro ano de existência do IEA.

São 23 anos de periodicidade regular, com cerca de 1300 textos publicados, entre artigos, íntegras de conferências, ensaios, documentos, entrevistas, poemas e registros sobre artes. Muitos desses textos integraram os dossiês publicados desde 1992, com temas como educação, saúde, filosofia da ciência, meio ambiente, trabalho escravo, mulheres, desenvolvimento sustentável, questão agrária, migração, energia, crime organizado, universidade e urbanismo.

Inúmeros dos mais importantes cientistas e humanistas do País e diversos do Exterior estão presentes nas edições da revista, como Ignacy Sachs, Noam Chomsky, Jürgen Habermas, Marilena Chauí, Hildebrando Pereira da Silva, Johanna Döbereiner, Milton Santos, John Kenneth Galbraith, Antonio Cândido, Aziz Ab’Sáber e Boaventura de Souza Santos.

Com tiragem de 2.500 exemplares e edições com mais de 300 páginas, Estudos Avançados tem como editor Alfredo Bosi, titular de literatura brasileira da FFLCH – USP, membro da Academia Brasileira de Letras e atual vice-diretor do IEA. A edição executiva é do jornalista Marco Antônio Coelho e o editor assistente é o jornalista Dario Luis Borelli.

Em 2004, o IEA passou a incluir as edições da revista na biblioteca eletrônica Scielo, trabalho finalizado em abril de 2006, quando toda a coleção ficou disponivel.

A abreviatura de seu título é Estud. av., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

INSTRUÇÕES AOS AUTORES 


Revista Estudos Avançados
E-mail
estavan@edu.usp.br
Site
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-4014&lng=pt&nrm=iso
Telefone
(11) 3091.1675 / 1676; Fax: (11) 3091.4306
Oferecido por
Instituto de Estudos Avançados - IEA
Observações
Dentro do Campus: Rua da Praça do Relógio, 109
Endereço
Rua da Reitoria, 109 - São Paulo - SP
Você pode
Facebook
Adicionar e compartilhar com seus amigos
Twitter
Avise os seus seguidores
Orkut
Adicionar e compartilhar com seus amigos
Email
Envie por email esse resumo