Projeto SolidarESA doa batatas a entidades assistenciais de Piracicaba

O Projeto SolidarESA “Luiz de Queiroz” realizou uma doação de cerca de cinco toneladas de batatas para dez entidades assistenciais de Piracicaba, no dia 6 de outubro. A iniciativa partiu da Casa do Produtor Rural (CPRural), do Projetando Agricultura Compromissada em Sustentabilidade (PACES) e do Grupo de Experimentação Agrícola (GEA), todos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

A batata foi escolhida por ser um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, e por possuir componentes antioxidantes. A variedade utilizada foi a Asterix (rosada), que tem como características o ótimo sabor e o formato oval-alongado. Ela foi produzida em um sistema diferenciado de cultivo que está no oitavo ciclo consecutivo e é desenvolvido pelo PACES. A proposta é adaptar o cultivo às condições tropicais e subtropicais, priorizando a sustentabilidade e as condições físicas e biológicas do solo, para melhorar a produtividade e o índice de doenças da cultura. Outros fatores de destaque neste processo são a redução do ciclo migratório da cultura e a sucessão com gramíneas como poácea, milho, brachiaria, entre outras.

As batatas doadas foram plantadas no evento técnico realizado pelo SolidarESA no dia 29 de agosto, que contou com atividades teóricas e práticas no campo e teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos produtores rurais sobre a cultura e inserir a participação dos alunos da Esalq no cultivo, manejo e colheita. As entidades credenciadas pelo Rotary Club de Piracicaba, que receberam o donativo foram a APAE Piracicaba, APASP, Aliança de Misericórdia, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Casa do Bom Menino, Creche Lygia Amaral Gobbin, Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe, Lar Franciscano, Lar dos Velhinhos e Lar Betel.

O SolidarESA Luiz de Queiroz tem a coordenação dos professores do Departamento de Produção Vegetal, Durval Dourado Neto (vice-diretor da Esalq), Paulo Cesar Tavares de Melo e José Dias da Costa (aposentado). O projeto conta com o apoio da Diretoria da Esalq, Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária, Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária e Fundo de Fomento de Cultura e Extensão Universitária da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. A próxima edição está programada para o primeiro semestre de 2016, com o cultivo do milho.

Mais informações: (19) 3429-4485 / 4109 e 3447-8613