Aluna da ECA publica livro-reportagem online sobre adoção

A publicação é o resultado de projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e explora, por meio de cinco histórias, a construção de laços afetivos entre pais, mães e filhos.

A jornalista Marina Salles disponibilizou gratuitamente na internet o livro-reportagem “Adotando uma família” que trata da adoção de crianças.

A publicação é o resultado de projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e explora, por meio de cinco histórias, a construção de laços afetivos entre pais, mães e filhos. A proposta, embasada em dados e conversas com especialistas, é trazer um recorte sobre a adoção de crianças e adolescentes com perfil representativo entre os 5.644 menores que podem ser adotados no país hoje.

De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, 66,78% dessas crianças são negras ou pardas; 22,41% têm algum problema de saúde; 38,13% fazem parte de grupos de irmãos e 80,65% têm entre nove e dezessete anos. A maioria delas também é fruto da relação entre dependentes químicos. Nas páginas do livro-reportagem, essas crianças cheias de sonhos e desejos têm o seu lugar reservado.

Do lado dos pais, uma mãe solteira, um pai solteiro, um casal homossexual e um casal com quatro filhos biológicos dão voz às expectativas de quem adota. Mais do que mostrar as diferenças entre os variados modelos de família, o objetivo foi trazer à tona suas semelhanças e construir abordagens complementares. O livro retrata o problema da adoção ilegal, fala de devolução de crianças e de questões como a permanência prolongada nos abrigos e seus efeitos.

O trabalho, apresentado em julho de 2015, teve orientação da professora doutora Eun Yung Park e contou com a presença dos jornalistas Fabiano Candido, da Editora Globo, e Eliane Trindade, da Folha de S. Paulo, na banca avaliadora. O livro-reportagem está disponível neste endereço eletrônico.

Mais informações: email marina.salles.jor@gmail.com

Scroll to top