MENUMENU

Alunos de nutrição conhecem os sabores e histórias da comida sertaneja

Em evento na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, estudantes prepararam receitas do livro de Ana Rita Dantas Suassuna e aprenderam como as pessoas se alimentavam no sertão numa época sem água encanada nem refrigeração

“Pra gente cantá o sertão / Precisa nele morá / Tê armoço de fejão / E a janta de mucunzá”. Na terra do poeta Patativa do Assaré, a comida é considerada uma segunda língua, elemento fundamental de sua identidade. Os versos foram lembrados por Ana Rita Dantas Suassuna no dia 9 de novembro durante evento na FSP.

Autora do livro Gastronomia Sertaneja (Editora Melhoramentos, 2010, 202 p.), Ana Rita é paraibana e prima do escritor Ariano Suassuna. Estudiosa da culinária do sertão, foi convidada pela professora Betzabeth Slater, do Departamento de Nutrição, e sua orientanda Daniela Bicalho Alvarez Carnevalli a contar aos alunos como se preparavam refeições e como eram as cozinhas até os anos 1950.

O evento aconteceu no Laboratório de Técnica Dietética da FSP. Após a preparação de três receitas, Ana Rita participou de um bate-papo com os alunos, seguido da degustação dos pratos e de uma sessão de autógrafos. Veja como foi o encontro:

Scroll to top