Estudo sobre tratamento da artrite reumatoide é premiado em concurso do Ministério da Saúde

O objetivo do concurso era premiar o trabalho científico acadêmico com maior impacto para o atendimento do SUS.

Estudo desenvolvido em laboratórios ligados ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USPacaba de ganhar um concurso nacional promovido pelo Ministério da Saúde.

O objetivo do concurso era premiar o trabalho científico acadêmico com maior impacto para o atendimento do SUS e o escolhido foi o estudo do pesquisador Raphael Sanches Peres. O pesquisador encontrou resposta para os 40 a 50% dos pacientes com artrite reumatóide que não respondiam ao tratamento com Metotrexato (primeiro e mais recomendado medicamento para a doença).

“Expressão reduzida de CD39 em células T reguladoras (Tregs) como biomarcador de resposta ao tratamento com Metotrexato na artrite reumatoide”, título do trabalho publicado por Peres e equipe do CRID em revista científica internacional de prestígio no meio acadêmico, também causou grande impacto sobre os tratamentos clínicos, já que trouxe, juntamente com os achados científicos, um kit diagnóstico para identificar os pacientes que necessitam de tratamento diferenciado.

A entrega do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2015 foi realizada dia 12 de novembro, em Brasília.

Mais informações sobre o estudo no portal da USP Ribeirão Preto.

Scroll to top