Projeto Pequeno Cidadão forma 15ª turma

Os adolescentes que entram no projeto participam, durante quatro anos, de atividades socioeducativas envolvendo arte arte, informática e oficinas temáticas de lazer.

O Projeto Pequeno Cidadão reafirma sua missão na formação de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade com a formatura de mais uma turma: é a 15ª a concluir o ciclo de quatro anos de atividades socioeducativas. A formatura será realizada nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, às 14h30, no Salão de Eventos do Campus.

Em 2015, 26 jovens adolescentes, que durante quatro anos receberam orientação, conhecimento e novas experiências educacionais e de cidadania, estão prontos para uma nova etapa. Todos serão encaminhados a instituições profissionalizantes da cidade e dois deles – com melhor desempenho – receberão uma bolsa de estudos para o ensino médio no Colégio Interativo, uma delas patrocinada pela KPMG, patrocinadora do Projeto desde 1996, e outra pelo próprio Colégio Interativo, parceiro do Projeto Pequeno Cidadão.

O tema da formatura é “Sonhos…profissões, meu futuro!”. Na festa os adolescentes promovem apresentações relativas ao conteúdo do ano e artísticas.

Ao longo dos 19 anos de atividade do Pequeno Cidadão, foram 4.180 atendimentos de crianças e jovens, sendo 220 ao ano diariamente. O Projeto oferece, além do atendimento básico como higiene e alimentação, conteúdos de artes, grupos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, biblioteca infantojuvenil, informática, inclusão digital, esporte, oficinas temáticas e de lazer.

Como um projeto de extensão da USP, a realização fica sob responsabilidade da Prefeitura do Campus da USP São Carlos (PUSP-SC) e conta com a colaboração de diversos setores e Institutos do Campus. A equipe é formada por técnicos das diversas áreas e conta com grupos de voluntários da própria universidade, como é o caso do Projeto Semente, formado por alunos da USP que trabalham com grupos de crianças em atividades científicas, empreendedorismo e afins.

O Projeto mantém parcerias relevantes para sua realização e sustentabilidade, como, por exemplo, com a Prefeitura Municipal de São Carlos, Unimed, Cefa, Senac, Salesianos, entre outros.

Mais informações: (16) 3373-9105, email pcidadao@sc.usp.br