Dissertação de mestrado da FSP recebe menção honrosa em Prêmio do Ministério da Saúde

O objetivo da pesquisa premiada foi descrever o comportamento da tuberculose na comunidade boliviana residente em quatro distritos do município de São Paulo, Belém, Bom Retiro, Brás e Pari, no período de 1998 a 2008.

A dissertação de Mestrado Equidade em Saúde: O caso da tuberculose da comunidade de Bolivianos no Município de São Paulo, defendida em 2010, pela pesquisadora Vanessa Nogueira Martinez, sob orientação do professor Eliseu Alves Waldman, do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, ganhou menção honrosa do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. A premiação foi recebida no último dia 16 de abril, em Brasília.

O objetivo da pesquisa premiada foi descrever o comportamento da tuberculose na comunidade boliviana residente em quatro distritos do município de São Paulo: Belém, Bom Retiro, Brás e Pari, no período de 1998 a 2008, analisar seu possível impacto na tendência dessa doença e investigar possíveis disparidades em relação ao acesso aos serviços e na qualidade do atendimento entre bolivianos e brasileiros. Para realizar a pesquisa, Vanessa realizou um estudo descritivo de casos notificados de tuberculose entre migrantes bolivianos. A incidência na área de estudo em 2008 era 3,5 vezes maior do que a verificada, em média, na cidade de São Paulo.

Diante destes resultados, Vanessa concluiu que a tuberculose mostrou-se um problema relevante entre bolivianos, contribuído para a manutenção de elevada incidência na área de estudo, justificando estratégias específicas de intervenção. Os resultados sugerem que o cumprimento das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), de acesso universal aos serviços constitui instrumento efetivo de promoção da equidade em saúde.

Mais informações: (11) 8814-8023/2942-8086; e-mail rhanhi@msn.com