Ex-diretor da EESC é empossado membro titular da Academia Nacional de Engenharia

Eugenio Foresti foi vinculado ao Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola por 42 anos, ministrando aulas na graduação e pós-graduação e não esperava receber esse título.

O professor sênior da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Eugenio Foresti, foi empossado no dia 26 de novembro membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE), em uma cerimônia ocorrida no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, pelos destaques alcançados nas áreas de ensino e pesquisa ao longo de sua carreira acadêmica.

Foresti foi vinculado ao Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola por 42 anos, ministrando aulas na graduação e pós-graduação e não esperava receber esse título. “Minha atuação sempre foi na universidade. Nunca atuei profissionalmente na engenharia, por isso fiquei lisonjeado e até surpreso com a indicação e eleição para membro permanente da ANE. Senti que meus familiares e os alunos ficaram igualmente felizes. Espero que esse fato sirva de incentivo para os alunos com os quais convivo no laboratório e que buscam aprofundar o conhecimento na área de engenharia ambiental através da pesquisa, à qual me dediquei intensamente ao longo dos meus anos de docente na EESC”, explicou o docente.

Foresti ainda destacou que ser nomeado membro titular demonstra a preocupação que a Academia tem, conforme afirmado pelo seu presidente, professor Paulo Augusto Vivacqua, em aproximar universidades e empresas. “Entre os empossados estão muitos engenheiros de renome nacional e internacional que atuam na área de projeto e consultoria. Acredito que a nomeação de profissionais e pesquisadores, unindo esforços, contribui muito para o desenvolvimento do país em vários aspectos”, definiu Foresti.

O professor não deixou de ressaltar o valor que a nomeação reflete no posicionamento da Escola como uma instituição de referência e qualidade no ensino, pesquisa e extensão e na formação de engenheiros. “Para a instituição, esta nomeação reconhece o cumprimento de sua missão em prol da sociedade, agregando valor à imagem e história da EESC junto com outros destaques já recebidos”, afirmou o docente.

Essa nomeação é mais um reconhecimento na carreira do docente, que é membro desde 2011 da Academia Brasileira de Ciências e já foi diretor da EESC durante a gestão de 1999 a 2003. Além disso, também chegou a ocupar os cargos de vice-diretor, chefe do antigo Departamento de Arquitetura e Urbanismo e de representante da EESC no Conselho Universitário da USP. Atualmente, Foresti está aposentado, mas continua em atividade na Escola, atuando em pesquisa no Laboratório de Processos Biológicos do SHS, orientando alunos e ministrando disciplinas de pós-graduação para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento.

O atual diretor da Escola, professor Paulo Sergio Varoto, parabenizando Foresti pelo feito, destacou que a ANE é uma importante associação na área com a missão de fortalecer uma engenharia competente, inovadora, ética e preocupada com a satisfação das necessidades de todos os estratos da sociedade. “É um orgulho para mim e para toda comunidade acadêmica receber a notícia desta nomeação do professor Foresti, que contribuiu muito ao longo de sua carreira em prol da EESC, como docente e também ex-diretor da Unidade. Com certeza este reconhecimento trará mais prestígio para Escola e uma referência do nosso ensino para toda sociedade e as áreas da engenharia”, destacou o diretor.

Da Assessoria de Comunicação da EESC

Mais informações: (16) 3373-6600