Curso da USP está entre os mais populares na plataforma Coursera

“Big Data em Saúde no Brasil” ficou na terceira colocação entre 10 cursos online gratuitos mais populares.

Em dezembro, o Coursera, plataforma de ensino online, divulgou a lista com os 10 cursos gratuitos mais populares em 2015 no Brasil – nessa lista entram os cursos em português, produzidos ou traduzidos no país. Entre estes está um curso da USP, que mantém convênio com o Coursera por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa desde 2014.

Foto: Reprodução

Big Data em Saúde no Brasil” conquistou a terceira colocação. O curso gratuito sobre como obter e trabalhar com dados na área de saúde é oferecido pelo professor Alexandre Chiavegatto Filho, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. As aulas começaram no dia 15 de outubro e vão até 21 de janeiro e são 5.900 os alunos inscritos.

De acordo com o professor, esse é o primeiro curso online em português sobre big data em saúde, um tema popular no momento. “O curso ensina como usar essa grande quantidade de dados produzidos no sistema de saúde brasileiro (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, Sistema de Informações sobre Mortalidade, cartão SUS, entre outros), como ter acesso a essas informações e analisá-las metodologicamente”, explica Chiavegatto.

O termo em inglês “big data” (grande banco de dados) pode ser relacionado como uma quantidade de dados suficientemente grande para levar a uma mudança nas formas tradicionais de análise. O big data tem crescido em todas as áreas da ciência, segundo o professor. E na saúde, é considerado primordial para o gerenciamento de hospitais e o desenvolvimento de políticas públicas.
tabela_courseraChiavegatto afirma que o uso de big data na saúde será promissor, principalmente, em três áreas: prontuário eletrônico, medicina de precisão e internet das coisas.

“No Brasil, ainda estamos na transição do prontuário (ficha com informações do paciente) de papel para o eletrônico, mas quando ocorrer a total digitalização, será possível analisar, a partir dos prontuários, os riscos de doenças em uma região e a melhor forma de tratamento. Além disso, esses dados poderão ajudar nas pesquisas científicas”.

O professor ressalta ainda que a análise dos dados em saúde com as metodologias de big data levarão à medicina de precisão. Será possível aumentar o tamanho das amostras das pesquisas, com estudos multicêntricos que usem a mesma metodologia e pelo uso de um sistema articulado de dados públicos.

“Hoje, em geral o mesmo medicamento é receitado para todos os pacientes com uma mesma doença. No futuro, o médico poderá recomendar o uso do remédio de acordo com as informações do histórico de saúde do paciente e suas características, haverá mais personalização”, prevê Chiavegatto.

Coursera

O Coursera é uma organização de tecnologia educacional que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos online gratuitos e acessíveis através de sua plataforma de ensino.

Criada em 2012, pelas universidades norte-americanas de Standford, Princeton, Michigan e Pennsylvania, a plataforma é parceira de 140 centros de ensino superior em 28 países e oferece 1.556 cursos.

Os cursos possuem três componentes principais: aulas em vídeo, avaliações e interações entre os estudantes, monitores e professores.

Hérika Dias / Agência USP de Notícias