ICMC abre inscrições para Prêmio Gutierrez de Melhor Tese em Matemática

A iniciativa é realizada pelo ICMC com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

Estão abertas, até o dia 14 de março, as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2016. A iniciativa é realizada anualmente pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e premia a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida no Brasil no ano anterior.

O valor do prêmio é o equivalente a uma bolsa de Pós-Doutorado Júnior do CNPq. Para se inscrever, o autor ou orientador do trabalho deve enviar o arquivo em formato PDF da tese defendida e aprovada, bem como os artigos dela provenientes, para o email premiogutierrez@icmc.usp.br. A cerimônia de premiação será realizada no dia 20 de junho, às 14 horas, no auditório o Fernão Stella Rodrigues Germano do ICMC.

O vencedor da edição de 2015 do Prêmio Gutierrez foi Lucas Ambrozio, pela sua tese “Constant mean curvature foliations and scalar curvature rigidity of three-manifolds”, defendida junto ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Sobre Gutierrez

O prêmio homenageia o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008), que chegou ao Brasil em 1969 para estudar no IMPA, onde titulou-se mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley e o California Institute of Technology. Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: (16) 3373-9638, email posgrad@icmc.usp.br, site www.icmc.usp.br