Instituto de Psiquiatria divulga programação de cursos de atualização e aperfeiçoamento

Cursos abordam temáticas como perícia psicológica, comportamento sexual e saúde ocupacional.

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) divulgou em fevereiro a programação de cursos de atualização e aperfeiçoamento do ano.

Confira abaixo:

Aperfeiçoamento em perícia psicológica

O Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) realiza, no período de 4 de março a 28 de fevereiro de 2017, sempre às sextas-feiras, das 8 às 15h30, o curso Aperfeiçoamento em perícia psicológica, coordenado pelo psicólogo Antonio Serafim. Voltado a psicólogos graduados, objetiva capacitação para a prática da perícia psicológica no contexto das áreas criminal, família, infância e juventude, civil e trabalhista. Informações e inscrições telefone (11) 2661-6520 e email escoladeexcelencia.ipq@hc.fm.usp.br.

Psicopatologia: diagnóstico e manejo clínico

A ser realizado de março a dezembro, durante uma sábado por mês, das 9 às 16h30, no IPq, o curso abordará as especificidades no diagnóstico e tratamento dos transtornos psiquiátricos. Inclui estágio prático opcional e tem como público-alvo profissionais e estudantes da área da saúde em geral. O investimento teórico é de R$1.900,00 (em até 3 vezes) e o  teórico com estágio de R$ 2.800,00 (em até 4 vezes). Informações e inscrições pelo email psicopatologiaipq@gmail.com.

Psiquiatria forense: interfaces jurídicas, éticas e clínicas

Coordenado pelos psiquiatras Daniel de Barros e Gustavo Castellana, do Núcleo Forense do IPq, o curso será realizado de março de dezembro, durante um final de semana por mês, sempre das 9 às 18 horas. Tem como público alvo médicos, psicólogos e profissionais da saúde que atuam em perícias de saúde mental; juízes, advogados e outros profissionais que buscam maior conhecimento na interface do Direito com a Psiquiatria. O investimento pode ser feito em 10 x R$ 1.100,00 ou em 3 x R$ 3.300,00 ( 10% de desconto para residentes). Informações pelo telefone (11) 2661-8011, email ceipadm.ipq@hc.fm.usp.br ou site http://www.ceip.org.br/.

Desfechos negativos associados ao comportamento sexual

Promovido pelo Ambulatório de Impulso Sexual Excessivo do IPq, com coordenação do psiquiatra Marco Scanavino, o curso será realizado no período de 11 de março a 25 de novembro, sempre às sextas-feiras, das 18 às 20 horas. O público-alvo são estudantes e profissionais da saúde e de áreas correlatas com a temática, como Educação e Direito. Inscrições e informações pelos telefones (11) 2661-6520 e (11) 2661-7288 ou e-mail escoladeexcelencia.ipq@hc.fm.usp.br. O programa completo pode ser acessado no site

Psicologia da Saúde Ocupacional (PSO)

O curso é um novo campo da psicologia, que envolve equipe interdisciplinar e trata de temas voltados às necessidades atuais das organizações, instituições e trabalhadores, para os quais a psicologia da saúde e a psicologia organizacional e do trabalho não dão conta separadamente, constituindo campo emergente, focado nos fatores psicossociais que contribuem para o bem-estar, qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho. As aulas acontecem de 12 de março a 18 de dezembro, durante um sábado e domingo de cada mês. O programa completo pode ser acessado neste link.

Terapia cognitivo-comportamental focada no tratamento da dependência química

O Programa Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do IPq realiza de abril a julho, durante dois sábados por mês, das 8h30 às 13h30, o curso Terapia cognitivo-comportamental (TCC) focada no tratamento da dependência química, coordenado pelo professor André Malbergier e pela Psicóloga Claudia Camargo. Destinado a médicos e psicólogos. Acesse o programa completo e as inscrições aqui.

Mais informações: site http://ipqhc.org.br/