CORALUSP convida mulheres da Universidade para projeto de cultura afro-brasileira

O Coral da Universidade de São Paulo (CORALUSP) convida a todas as mulheres da comunidade da USP para integrar seu novo bloco de canções afro-brasileiras. A iniciativa é resultado da parceria entre o Coral e o Bloco Afro Ilú Obá de Min, destinada à todas as alunas e funcionárias da universidade. As inscrições são gratuitas e não exigem experiência vocal prévia.

A parceria pretende reunir pelo menos 250 vozes femininas para a realização de apresentações de canto, que acontecerão entre maio e junho desse ano. Além de celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira, o grupo pretende fortalecer o elo feminino dentro da USP. “O projeto do CORALUSP com o Ilú começou com a ideia de levar às pessoas o universo feminino, o aconchego, o acolhimento, a tolerância, o abraço, o amor… Tudo o que todas nós temos em comum”, conta Beth Amin, orientadora vocal do CORALUSP e responsável pelo projeto. Para participar, não existe limite de idade.

Fundado em 1967, CORALUSP inclui quatro turnês pelo exterior, premiações da crítica especializada e uma média de 120 apresentações por ano, realizadas em rádio, TV, teatros, festivais, igrejas, parques e universidades de diversas cidades brasileiras. Já Ilú Obá de Min é uma instituição cultural que oferece oficinas de percussão e dança para mulheres, além de ser um grande bloco carnavalesco da cidade de São Paulo. O grupo é formado por 300 componentes que dançam e cantam diversas manifestações da cultura afro-brasileira e africana, homenageando uma artista negra todos os anos. Esse ano, a homenageada é a cantora Elza Soares.

Para participar, basta enviar um email para coralusp@usp.br, demonstrando o interesse. Os ensaios serão feitos por Beth Amin, Marcia Hentschel e Tiago Pinheiro, regentes do CORALUSP, e têm previsão para começarem no início em abril.

Da Assessoria do CORALUSP

Mais informações: (11) 2648-0848, site www.coralusp.prceu.usp.br/, email coralusp@usp.br