USP tem programação especial para receber os calouros

Visando promover uma maior integração entre os estudantes, durante esse período as aulas regulares são substituídas por diversas atividades como palestras, gincanas e debates, também vistas como alternativas aos trotes.

Do dia 15 ao dia 20 de fevereiro, os campi da USP recebem a XVIII Semana de Recepção aos Calouros. Visando promover uma maior integração entre os estudantes, durante esse período as aulas regulares são substituídas por diversas atividades como palestras, gincanas e debates, também vistas como alternativas aos trotes universitários.

Coube às Comissões de Graduação e aos Centros Acadêmicos das unidades a organização da Semana. Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, por exemplo, estão programados minicursos sobre finanças, marketing pessoal, intercâmbio, empreendedorismo, liderança e projetos sociais que serão ministrados pelas entidades estudantis da Faculdade.

Por sua vez, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP realizará o Pedágio Solidário. A atividade congregará na quarta-feira (17) calouros e alunos do Cursinho Popular EACH na Avenida Paulista, próximo ao shopping Pátio Paulista, e buscará arrecadações para que o cursinho consiga iniciar e manter suas atividades ao longo desse ano. Além disso, estão previstas apresentações artísticas durante a semana.

A segunda-feira (15) no Instituto de Física (IF) da USP será marcada pela palestra “A Física das Mudanças Climáticas Globais”, com o pesquisador que está entre os cientistas mais influentes do país, o professor Paulo Artaxo Netto. Como aula inaugural, será ministrada no período da manhã, às 9 horas, e no da noite, às 19h30.

Na terça-feira (16), participantes das atividades na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) farão uma visita ao Zoológico de São Paulo. Além disso, a Faculdade receberá doações de alimentos e itens de limpeza para projetos sociais envolvendo pessoas e também animais.

Ação na Poli de doação de cabelo para pacientes de câncer | Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Aluna na Poli contribui em ação da ONG Rapunzel Solidária, que utiliza mechas de cabelos para fazer perucas e doá-las a pacientes que tratam de câncer | Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na Faculdade de Direito (FD) da USP, a manhã de quarta-feira (17) será dedicada a uma série de palestras sobre as diferentes carreiras jurídicas, nos setores público e privado, enquanto que na sexta-feira (19), destaca-se a realização, às 17h45, de um júri simulado sobre homicídio policial.

Na quinta-feira (18), a partir das 14 horas, algumas unidades do campus Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira (Butantã), como a Escola de Comunicações e Artes (ECA), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e o Instituto de Psicologia (IP), realizam o “Corredor das Humanas”. A atividade busca esboçar para os calouros o contexto político e histórico de alguns espaços da USP a partir de uma antiga proposta arquitetônica que previa a integração entre alguns institutos, formando, assim, o chamado “Corredor das Humanas”.

O Programa de Acolhimento e Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas – Acolhe USP também preparou atividades para o evento, ligadas à conscientização sobre problemas relacionados ao uso excessivo de álcool e outras drogas. Além da exibição de filmes no Cinusp, seguida de debate, uma tenda de serviços vai disponibilizar espaço para tirar selfies, aplicação de testes e questionários sobre o uso de álcool e tabaco, e distribuir preservativos – tanto no campus do Butantã, quanto na USP Leste, na Capital.

Interior

No campus da USP em Ribeirão Preto as atividades para recepcionar os novos alunos em 2016 incluem jogos de integração, ações solidárias e de conscientização, palestras, torneios, visitas monitoradas e eventos culturais. Toda a programação do campus pode ser conferida nesta página.

Já em Piracicaba, os calouros da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) serão recepcionados com ações como entrega de donativos, campanha de doação de sangue, visitas guiadas, clínicas esportivas, gincanas, exposição, feira de extensão, apresentações teatral e musical, oficinas socioambientais, mostra de cinema, entre outras.

Na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), pais e responsáveis pelos alunos também estão convidados a participar de atividades específicas, planejadas para que eles conheçam mais a Escola e possam esclarecer suas dúvidas. O hotsite criado para facilitar a vida dos calouros contém todas as informações.

Em Bauru, pais e responsáveis dos ingressantes na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) também participarão de encontro com dirigentes do campus, em meio a diversas atividades de integração para os alunos, bem como ações sociais.

Muito mais

Com o tema “Agora você vai vivenciar, explorar, aprender, entender, descobrir e construir muito mais”, a campanha da Semana de Recepção deste ano ressalta a mistura de velhos e novos conhecimentos. A ideia é mostrar ao calouro que, embora o conhecimento seja um dos aspectos mais reconhecidos da Universidade, a USP oferece muitos outros elementos que podem enriquecer seu aprendizado.

Como explica o pró-reitor de Graduação Antonio Carlos Hernandes, “a vida acadêmica não é só ficar na sala de aula. É participar da vida da Universidade, estar com os professores e com os colegas, frequentar as bibliotecas, participar das atividades esportivas, culturais e acadêmicas. Enfim, tudo isso faz parte da formação do aluno como cidadão”.

Embora a Semana de Recepção seja um marco da chegada dos novos alunos, o processo de integração acontece durante todo o ano. No portal Manual do Calouro, o aluno encontra informações sobre o calendário acadêmico, localização das Unidades, opções de transporte, assistência médica e odontológica, bolsas e auxílios, bibliotecas, restaurantes, atividades culturais e esportivas, intercâmbio acadêmico, entre outros.

Disque trote

Nessas primeiras semanas do ano letivo, qualquer calouro da USP que se sentir vítima de tratamento inadequado que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade, poderá fazer a denúncia por meio dos canais de atendimento do Disque Trote.

O Disque Trote, que atende pelo número 0800-012-1090, já está funcionando e ficará ativo até o dia 3 de março, de segunda à sexta-feira, das 9 às 21 horas. Além do atendimento por telefone e pelo chat, as denúncias também poderão ser feitas pelo email disquetrote@usp.br.

O trote é proibido na USP desde 1999, quando o reitor Jacques Marcovitch instituiu que toda manifestação de recepção a novos alunos, em todos os campi, deveria estar integrada à Semana de Recepção aos Calouros. O Disque Trote foi criado em 2000, com o propósito de receber denúncias de trotes abusivos.​

Confira abaixo a programação divulgada pelas unidades para a Semana de Recepção aos Calouros:

logo_eachlogo_ecalogo_eelogo_eerplogo_eeferplogo_eellogo_eesclogo_fcflogo_fcfrplogo_fdlogo_fdrplogo_fealogo_fearplogo_ffclrplogo_fflchlogo_fmrplogo_fmvzlogo_foblogo_forplogo_fsplogo_fzealogo_iaglogo_iaulogo_iblogo_icmclogo_iflogo_ifsclogo_irilogo_igclogo_iplogo_iqlogo_iqsc

 

logo_acolhe

 

* Unidades que desejam divulgar sua programação devem enviá-la para o email usponline@usp.br.

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP

Scroll to top