Sistema de Bibliotecas lança Portal de livros abertos da USP

O portal reunirá obras de todas as áreas do conhecimento, com acesso gratuito e sem uso de senha.

O portal reúne obras de todas as áreas do conhecimento, com acesso gratuito e sem uso de senha

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) lançou no dia 18 de março o Portal de Livros Abertos da USP. A proposta é agregar, divulgar e dar maior visibilidade e acessibilidade aos livros publicados em acesso aberto, produzidos por professores e funcionários técnicos administrativos da USP, além dos dispersos em páginas pessoais, blogs e sites da Universidade.

Inicialmente, serão disponibilizadas cerca de 40 obras, mas esse número deverá crescer nos próximos meses. Há livros em fase de análise e, com o lançamento da plataforma, os autores poderão solicitar a inclusão de suas obras no Portal. Para que o livro fique disponível é necessário que o detentor dos direitos autorais efetive o pedido que passará por uma análise pela equipe do Portal.

O Portal de Livros Abertos da USP reunirá livros de todas as áreas do conhecimento, com acesso gratuito e sem uso de senha. Cada livro apresentará o Identificador de Objeto Digital (DOI), que permitirá sua identificação e localização em diversos sistemas como na Plataforma Lattes e em outros catálogos e bases de dados.

Com informações do SIBiUSP

Mais informações: email atendimento@sibi.usp.br

Scroll to top