Eduroam USP: conectividade acadêmica internacional em mais de 60 instituições

Por meio da rede, estudantes, pesquisadores e funcionários de instituições de ensino e pesquisa em todo o mundo têm acesso à internet dentro de seus campi e em qualquer localidade que disponibilize o eduroam como provedor

Por meio da rede, estudantes, pesquisadores e funcionários de instituições de ensino e pesquisa em todo o mundo têm acesso à internet dentro de seus campi e em qualquer localidade que disponibilize o eduroam como provedor

Eduroam (do acrônimo em inglês education roaming) é o nome da rede global sem fio voltada para a comunidade acadêmica internacional. Por meio dela, estudantes, pesquisadores e funcionários de mais de 60 instituições de ensino e pesquisa em todo o mundo têm acesso à internet dentro de seus campi e em qualquer localidade que disponibilize o eduroam como provedor.

Para acessar o serviço, instalado na USP desde  2013, os membros da comunidade uspiana devem, individualmente, efetuar seu cadastro na base do eduroam USP, conforme instruções de configuração do computador do usuário para conexão com a rede, disponíveis aqui. O princípio básico do eduroam é a autenticação do usuário, que é feita pela sua instituição de origem (provedor de identificação/autenticação – no caso da USP, feita através do cadastro do número USP), e a autorização para uso dos recursos da rede sem fio, que é dada pela instituição visitada (provedor de acesso). A configuração do acesso em dispositivos móveis como notebooks, tablets e celulares é feita pelo próprio usuário.

Veloz e seguro, o serviço dispensa múltiplos logins e senhas, permitindo aos visitantes utilizarem a identificação cadastrada em sua instituição de origem para se conectar à rede wi-fi, eduroam. Implica dizer que, ao visitar uma instituição participante, o equipamento sem fio já configurado apropriadamente se associa automaticamente à rede eduroam. Isso porque a identificação e a configuração da rede são a mesma em todo o mundo e os parâmetros de autenticação, definidos pela sua instituição de origem. Isso significa que, se o usuário USP configurou e usou seu dispositivo em uma instituição, ele deverá funcionar com a mesma configuração em qualquer local.

Além da USP, outras 40 instituições de ensino e pesquisa participam da rede.

A eduroam é a principal iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), provedora de integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento, educação e pesquisa. Desde 2002, a RNP é uma organização social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mantida em parceria pelos ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC) e Saúde (MS), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP).

Da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública

Mais informações: site http://eduroam.usp.br/