Copa, Belo Monte e Rio+20 na Semana de Engenharia Ambiental da EESC

Semana acontece entre os dias 21 e 26, das 8h30 às 20h30

A Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a Copa do Mundo de 2014 e os desafios do encontro Rio+20 são alguns dos temas a serem discutidos na nona edição da Semana de Engenharia Ambiental (SEA) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que acontece entre os dias 21 e 26.

Os temas são propostas dos estudantes da EESC, e a organização completa fica a cargo dos próprios graduandos do curso de Engenharia Ambiental. “A nossa programação é elaborada por sugestão dos alunos e é composta basicamente por assuntos que não são abordados durante os cinco anos de graduação, funcionando como um meio complementar aos graduandos”, explica Allan Pretti Ogura, aluno do terceiro ano e um dos organizadores do evento.

Objetivos

De início, o projeto tinha como principal objetivo a integração entre as duas turmas de Engenharia Ambiental existentes até então. Segundo Ogura, o “apoio dos professores foi fundamental” neste momento. Havia também um baixo quórum e o evento era temático, com palestras e minicursos ligadas a um único eixo.

Com o tempo, o evento foi se tornando cada vez maior e perdeu a característica do eixo temático para abordar grandes temas discutidos na atualidade. Também deixou de ser um evento apenas para alunos da Engenharia Ambiental e hoje conta com participação de outros cursos da EESC e outras faculdades de São Carlos, bem como estudantes de outras cidades e até mesmo de outros Estados.  “Aumentamos a divulgação do evento abrangendo alguns locais estratégicos que possuem o curso de engenharia ambiental como São Paulo, Rio Claro e Lorena, e Minas Gerais”, conta Filipe Pasqualini Perez, também organizador do evento.

Este ano, há a possibilidade de se firmar uma parceria com a Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) para que eles participem da SEA interajam com os alunos da EESC.

“A expectativa é de que se atinja uma meta de mais de 200 participantes do evento ao longo da semana.”  – Filipe Pasqualini Perez

Mesmo com novos objetivos, a integração ainda é palavra de ordem durante a semana, tanto a de alunos-alunos, quanto a de alunos-palestrantes. Ela possibilita outro dos principais objetivos da semana, que é a transmissão de conhecimento. O encerramento do evento será feito com uma confraternização para todos os participantes.

Resolução de Cases

Uma novidade desta edição é o projeto de Resolução de Cases, que colocará os participantes em grupos de discussão com o objetivo de se chegar à melhor solução do ponto de vista ambiental, econômico e social. O tema serão “Os impactos da Copa do Mundo no Brasil”.

Ogura explica que “a divisão dos grupos será feita para que participantes do primeiro ano do curso troquem experiências com participantes do quinto ano e com pessoas de outras localidades”. Todos os grupos que fizerem uma boa discussão – a ser julgada por uma Comissão Avaliadora composta por professores de diversas áreas – receberão um certificado, e os melhores receberão uma premiação simbólica.

Minicursos

Um formato que se mantém das outras edições e que agora é expandido é de minicursos, maneira mais rápida de se aprofundar em temas específicos sem perder outros assuntos abordados na semana. Nesta edição, Perez destaca o minicurso sobre “Processos Naturais de Tratamento”, ministrado pelo professor Marcos Von Sperling, ícone na área de saneamento no Brasil.

Temas como análises de riscos ambientais, construções sustentáveis, captação de água da chuva e mobilidade urbana são alguns dos outros minicursos disponíveis no evento. Outros, como de Autocad, Corel e Inglês para o mercado de trabalho são mais práticos e técnicos. Veja a relação completa de minicursos nesta lista.

Serviço

A Semana de Engenharia Ambiental (SEA) acontece entre os dias 21 e 26, das 8h30 às 20h30 na EESC, que fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

As inscrições devem ser feitas no site www.eesc.usp.br/sea e custam R$ 10,00. Cada minicurso custa um adicional de R$ 2,00.

A programação completa pode ser conferida neste link