IF é homenageado na Câmara Municipal de São Paulo

Além da Universidade, dois professores do Instituto de Física foram homenageados durante a sessão solene. Um deles, Ernesto Hamburger disse estar emocionado com o evento e satisfeito com seu trabalho no IF, que segundo ele é o que forma mais físicos no Brasil.

Em comemoração ao Dia do Físico, celebrado em 19 de Maio, a Câmara Municipal de São Paulo realizou uma sessão solene que também homenageou o Instituto de Física (IF) da USP, o primeiro do país. O evento foi de iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), formado na instituição. “Estamos hoje colocando luz sobre o ensino de ciências e tecnologia”, disse.

O diretor do IF, Renato Figueiredo Jardim, agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal aos trabalhos desenvolvidos na Universidade. “Essa homenagem vem coroar uma série de contribuições que o Instituto vem dando em diversas áreas desde a década de 1970 e antes ainda, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a partir de 1936”, lembrou.

Já José Goldemberg, que também foi mencionado por suas contribuições ao desenvolvimento da ciência no país, afirmou que a celebração do Dia do Físico marca o reconhecimento de uma categoria que, apesar não constituir uma profissão regulamentada, “tem um papel importante no desenvolvimento da tecnologia nacional”.

“Muitas pessoas lembram só do trabalho do físico em pesquisa ou em empresas, às vezes em funções que nem exigem conhecimento específico, mas muito do trabalho do físico é cultural, pois envolve explicar como funciona o mundo e o universo”, completou Goldemberg.

A sessão solene contou ainda com a apresentação do coral Physicantus, do IF, que apresentou canções dos Beatles e de Milton Nascimento.

Com informações da Assessoria de Imprensa do IF

Mais informações: (11) 3091-6900 / 6907