Professor da FEARP participa de debate sobre mudanças climáticas no Senado

Eliezer Martins Diniz é livre docente pela USP e possui pós-doutorado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido.

O professor Eliezer Martins Diniz, do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, esteve na última semana em Brasília como convidado em uma audiência pública na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Senado Federal. O pesquisador apresentou seus trabalhos e debateu sobre o tema Economia verde no contexto da erradicação da pobreza e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Diniz é livre docente pela USP e possui pós-doutorado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido. Desenvolve pesquisas sobre crescimento econômico, economia da mudança climática e desenvolvimento econômico. Em sua apresentação, ele destacou que a definição de Desenvolvimento Sustentável já inclui o conteúdo abordado no conceito de Economia Verde, um dos dois temas principais da “Rio+20”. A diferença entre os dois conceitos é o fato do desenvolvimento sustentável dar maior ênfase ao aspecto econômico e ambiental enquanto o conceito de economia verde engloba também o aspecto social.

Para o pesquisador, a grande ênfase no aspecto social pode fazer com que países em desenvolvimento argumentem que não cumpriram metas ambientais estabelecidas por estarem priorizando a erradicação da pobreza. Ele destaca que é preciso haver cobrança de resultados ambientais muito claros.

Com informações da assessoria de imprensa da FEARP.

Mais informações: email imprensa@fearp.usp.br