Três equipes representarão o Brasil na competição de Baja em Wisconsin

Carros de estudantes do Brasil competem com mais 100 protótipos dos Estados Unidos, Canadá e México.

Entre os dias 7 e 10 três equipes brasileiras participam da Baja SAE Wisconsin (EUA) em busca do quinto título mundial. A Escola Politécnica (Poli) da USP será representada pela equipe Poli Ciser Magnus e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP será representada pelo EESC USP 1. A equipe Mangue Baja 1 representará a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

A competição reunirá mais de 100 equipes dos Estados Unidos, Canadá e México, que foram desafiadas a projetar e construir carros off-road dentro das universidades especialmente para a competição. Os alunos da UFPE, Poli USP e EESC USP ganharam o direito de representar o Brasil nos Estados Unidos após vencerem a 18ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março deste ano, em Piracicaba (SP).

Os veículos, denominados Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Com informações da Assessoria de Imprensa Companhia da Imprensa