CDCC apresenta palestra sobre sondas espaciais

Kátia Satie Sasaki, da equipe do Observatório Dietrich Schiel, trata sobre sondas e órbitas espaciais e seus principais conceitos.

Neste sábado, (9), o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos promove palestra sobre o tema Órbitas e trajetórias de sondas espaciais. O evento é promovido pelo Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel e será realizado a partir das 21 horas.

Uma sonda espacial pode ser entendida como uma nave não tripulada que é utilizada para explorar ou para monitorar objetos no espaço. Suas trajetórias são bem variadas, sendo que a sonda pode estudar tanto objetos mais internos do Sistema Solar, como o Sol, planetas, asteroides e cometas, como também ir mais além, como é o caso da Sonda Voyager II, que já está mais distante que a órbita do planeta anão Plutão.

Na sessão deste sábado, a palestrante Kátia Satie Sasaki, da equipe do Observatório, abordará os principais conceitos sobre órbitas, além de apresentar algumas das principais sondas e satélites que foram lançados para desbravar o espaço, suas trajetórias, estratégias de lançamento e as mais diversas missões de exploração nos principais astros do Sistema Solar.

A palestra acontece no anfiteatro do Observatório, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Mais informações: (16) 3373-9191 

Scroll to top