FSP participa de campanha nacional de vacinação contra influenza

Centro de Saúde da FSP aplicou 7.563 doses da vacina, sendo mais de 80% na população acima de 60 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, por meio da Sub-gerência de Imunização do Centro de Controle de Doenças (CCD) da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), em consonância com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, realizou no período de 5 a 25 de maio, prorrogado até o dia 15 de junho, a 15ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza.

A meta era vacinar, no mínimo, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação. Desde 5 de maio, “Dia da Mobilização Nacional”, o município de São Paulo aplicou 1.423.203 doses de vacina influenza trivalente, o que representa uma cobertura de 74,17%. A cobertura total referente ao Brasil é de 81,43% . A vacinação contra a gripe é a principal intervenção preventiva em saúde pública para as infecções respiratórias agudas, sendo o vírus Influenza um dos principais agentes etiológicos dessas doenças. Daí a importância da imunização.

O Centro de Saúde Geraldo Horácio de Paula Souza (CSGHPS), da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, aplicou até o momento 7.563 doses da vacina, sendo mais de 80% na população acima de 60 anos. Os dados não incluem as doses aplicadas de Dupla Adulto (Tétano e Difteria) e Pneumocócica, também administradas durante toda a campanha.

O Centro também realizou inúmeras vacinações domiciliares a partir de solicitações de pacientes impossibilitados de comparecer ao nosso Centro de Saúde (acamados e sem possibilidade de locomoção).

Para isso, além do importante empenho de seus próprios funcionários, o Centro contou com a dedicada ajuda de alunos da Escola de Enfermagem (EE) da USP, do Centro de Formação e Aproveitamento em Ciências (CEFACS), de aprimorandos do Instituto Emilio Ribas, bem como outros voluntários.

Os números e estatísticas sobre as quantidades de vacinas aplicadas podem ser vistos neste link.

Com informações da Enfermagem do CSGHPS

Mais informações: site www.fsp.usp.br