Aluno da FFCLRP recebe prêmio em Portugal com trabalho sobre fungos

Estudante recebeu prêmio no 31º Congresso da Organização Europeia das Coleções de Culturas.

No último dia 15, o estudante Matheus Sanitá Lima, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, recebeu o prêmio de 3º melhor poster no 31º Congresso da Organização Europeia das Coleções de Culturas, que faz parte de um conjunto de cinco eventos internacionais na área dos recursos microbiológicos promovidos pela Micoteca da Universidade do Minho, em Portugal, entre 11 e 15 de junho.

O estudante recebeu o prêmio pelo trabalho Identification of wild Brazilian aspergilli isolates based on polyphasic approach including MALDI-TOF ICMS.

O estudo foi desenvolvido através de uma colaboração entre a USP e a Universidade do Minho. “O trabalho desenvolvido é fruto da necessidade de termos cepas de fungos filamentosos bem identificadas e caracterizadas para que possamos desenvolver processos biotecnológicos de maior eficiência e segurança, principalmente quando queremos usá-los para a produção de enzimas aplicáveis à indústria alimentar”, salienta Maria de Lourdes Polizeli, professora da USP e co-autora do estudo.

De acordo com ela, este prêmio é o resultado de um trabalho consistente e contínuo desenvolvido nos últimos anos na consolidação da Coleção de Fungos Filamentosos de Ribeirão Preto. “Neste sentido, a equipe tem trabalhado ativamente na implementação de padrões internacionais de referência, com o desenvolvimento de um trabalho sólido com a Micoteca da Universidade do Minho, de Portugal, que é uma das mais modernas coleções de fungos filamentosos da Europa” completa a professora.

Mais informações: www.ffclrp.usp.br/noticias/integra.php?id=953