Pesquisador da Esalq discute no canal “Terra Viva” modificação genética de tomates

Publicado em Meio ambiente por em

Em julho de 2011, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP firmou parceria com o canal Terra Viva, mídia do Grupo Bandeirantes de Comunicação que nasceu em 2005 com o objetivo de divulgar tecnologias e mercados do agronegócio brasileiro. Essa parceria consiste em conceder entrevistas sobre pesquisas realizadas na instituição, bem como divulgar eventos técnico-científicos.

Sob coordenação da Assessoria de Comunicação (Acom) da Esalq, todas as quintas-feiras, às 12 horas, em transmissão ao vivo, docentes ou pesquisadores participam do programa “Dia a Dia Rural”. Durante cinco minutos, no bloco “Papo com a Esalq”, o apresentador explora a pauta sugerida pela equipe da Acom.

Na quinta-feira (21), o entrevistado será Fernando Piotto, doutorando em Genética e Melhoramento de Plantas, no Laboratório de Genética Bioquímica de Plantas da Esalq. O pesquisador irá abordar seu tema de doutorado, no qual busca modificar geneticamente os tomates com o objetivo de torná-los mais tolerantes a metais pesados. Ao modificá-los, torna-se possível o cultivo agrícola em áreas consideradas impróprias para a agricultura e, ao cultivar as plantas tolerantes nestas áreas, são extraídos os metais pesados do solo.

O programa pode ser acompanhado no site do canal Terra Viva ou por meio de antenas parabólicas, além da TecSat no canal 2 e, pela Sky, no canal 104.

Mais informações: sites www.tvterraviva.com.br, www.esalq.usp.br 

.