Esalq lança cartilha sobre segurança dos alimentos

Publicação tem como objetivo diminuir o desconhecimento da população quanto aos aspectos relacionados à segurança na alimentação.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, em Piracicaba, promove o lançamento de uma cartilha alimentar que visa minimizar o desconhecimento das pessoas quanto à segurança dos alimentos. “É notável que a população está exposta à insegurança alimentar no que se refere à qualidade sanitária dos alimentos e por isso deve ser informada e motivada para contribuir com a mudança desse cenário”, alerta Gilma Lucazechi Sturion, coordenadora do Grupo de Extensão em Segurança dos Alimentos (Gesea) e professora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), da ESALQ.

A professora Gilma é a responsável pelo lançamento do primeiro volume da publicação Alimento seguro e o papel do consumidor, que é uma compilação de 21 artigos, escritos pelos alunos do curso de Ciências dos Alimentos, todos integrantes do Gesea, que abordam temas de interesse do consumidor e que contribuem para a segurança do alimento. Entre os assuntos abordados estão “Alimento seguro: o que significa?”, “Higienização de alimentos: um benefício para sua saúde!”, “Salmonella só dá em ovo?”, “Óleo de fritura: até quando usá-lo?” e diversos outros.

Divulgação

Parte desses artigos foram publicados em jornais e discutidos em programas de rádio em Piracicaba. “Assim o Gesea contribui para a educação do consumidor, desenvolve um projeto que orienta o ato da compra a partir de ações educativas junto à mídia e traz para a pauta do cotidiano do grande público noções sobre higiene dos alimentos e sobre o papel de cada um na cadeia alimentar como agente de mudança”, comenta a professora Gilma.

A próxima edição começou a ser trabalhada e deve apresentar temas como “Agrotóxicos”, “Dicas de higiene dentro de casa”, “Infecção x Intoxicação”, e “Certificações de carne”.

A cartilha Alimento seguro e o papel do consumidor está disponível para download, de forma gratuita, no site do grupo. Outras informações podem ser solicitadas via email clicando aqui.

Com informações da Assessoria de Comunicação da ESALQ