Rede social de ex-alunos do ICMC recebe prêmio da Câmara dos Vereadores de São Paulo

Publicado em Tecnologia por em

Os ex-alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, Felipe Bergamo, Maurício Sako e Wellington Mizobuchi desenvolveram a rede social vencedora da primeira Maratona Hacker (Hackathon) promovida pela Câmara Municipal de São Paulo, que visava melhorar o acesso às informações públicas.

A equipe vencedora concorreu com mais de 50 times, e venceu outros oito na final. Na segunda colocação, ficou o projeto Radar Parlamentar, desenvolvido por alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP.  O projeto da rede social, chamado de Vereadores.org, é baseado no Facebook e no Twitter, e exibe em sua página inicial as fotos dos 55 vereadores de São Paulo, cada uma com um botão “seguir”. No perfil de cada político, são exibidos os projetos que eles criaram e votaram, além dos resultados das votações e informações sobre projetos em tramitação na Câmara.

Maratona

A Hackathon foi dividida em duas fases. Na primeira, que teve início 12 de maio, os participantes tinham 48 horas para criar um esboço do projeto. Na segunda etapa, os participantes tiveram duas semanas para desenvolver a ferramenta e entregá-la em forma de link. O objetivo foi desenvolver aplicativos na internet que usassem informações da Câmara de forma criativa e transparente.

A escolha dos projetos vencedores foi feita por uma comissão formada por representantes da Câmara Municipal, da Open Knowledge Foundation Brasil e da W3C Brasil. Durante quatro dias, os aplicativos finalistas receberam a votação do público por meio do site do concurso, que correspondeu a 25% da avaliação dos projetos. A equipe vencedora recebeu uma premiação no valor de R$ 7 mil, entregue dia 11 de junho no Palácio Anchieta.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: harnbb@gmail.com, hitoshi@pop.com.br 

.