Professor da Esalq recebe prêmio por colaborações na área de nematologia

O professor Luiz Carlos Camargo Barbosa Ferraz, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN) da Esalq, recebeu a homenagem durante o 30º Congresso Brasileiro de Nematologia, na UFU.

O professor Luiz Carlos Camargo Barbosa Ferraz, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, recebeu, no dia 24 de junho, o Prêmio Professor Luiz Gonzaga E. Lordello, concedido pela Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN). A premiação ocorreu durante a abertura do 30º Congresso Brasileiro de Nematologia, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais.

A láurea, destinada aos pesquisadores que tenham prestado relevantes serviços ao desenvolvimento da Ciência Nematológica no Brasil, foi entregue pela contribuição ao desenvolvimento da especialidade “Nematologia de Plantas”, bem como pelos serviços prestados à SBN, onde ocupou todas as funções, exceto a de tesoureiro.

Luiz Carlos Camargo Barbosa Ferraz possui graduação em Engenharia Agronômica (1972), mestrado (1977) e doutorado (1980) em Entomologia pela USP (1980), tornando-se livre-docente em 1984. Atuou de 1972 a 1984 na Unesp de Jaboticabal (SP) e de 1984 a 2010 na Esalq, onde se aposentou em 2010 como professor titular.  Acumulou experiência na área de Agronomia, especialmente na área de Fitossanidade, atuando principalmente na especialidade de Nematologia de Plantas, com ênfase em taxionomia, relação parasito-hospedeiro e métodos de controle dos fitonematoides. Atualmente é permissionário junto ao setor de Nematologia do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN) da Esalq.

Mais informações: email caioalbuquerque@usp.br