IEA disponibiliza gratuitamente novo livro sobre “Diálogos Interculturais”

Editada pelo Instituto e organizada pela pesquisadora Sylvia Duarte Dantas, a obra está disponível para download gratuito.

O Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais, do Instituto de Estudos Avançados (IEA), lançou o livro Diálogos Interculturais: Reflexões Interdisciplinares e Intervenções Psicossociais. Editado pelo Instituto, a obra possui 383 págs e já está disponível para download gratuito. O livro foi organizado pela coordenadora do grupo, Sylvia Duarte Dantas.

A obra consiste numa coletânea de 17 textos divididos em três partes. A primeira compila debates travados no seminário Diálogos Interculturais: o que somos e o que revelamos, realizado em novembro de 2010 pelo grupo e pelo Curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). São reflexões teóricas de pesquisadores que vêm investigando as interações entre culturas a partir de diferentes disciplinas, como literatura, sociologia, psicologia e antropologia.

A segunda parte reúne estudos apresentados no seminário “Orientação Intercultural: Novas Reflexões e Campos de Intervenção”, que aconteceu em junho de 2007 como parte do projeto Intervenção Psicossocial no Processo de Inserção Cultural, desenvolvido no Instituto de Psicologia (IP) da USP por Sylvia e pelo professor Geraldo José de Paiva. Os textos, produzidos por pesquisadores que integraram a equipe do projeto, exploram casos de orientação e atendimento de pessoas confrontadas com novas culturas.

Dois textos independentes dos seminários compõem a terceira parte da obra. Eles ilustram a interculturalidade através do relato da experiência de imigrantes no Brasil. Trata-se do depoimento de um pesquisador coreano que conta sua vivência pessoal como estrangeiro vivendo no país desde os oito anos; e de um artigo com os resultados de uma pesquisa de mestrado, orientada por Dantas, sobre a realidade de imigrantes muçulmanas na cidade de São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-1692 site www.iea.usp.br