Fruto de pesquisa na FFLCH, artigo recebe prêmio de história oral

Publicado em Artes por em

O artigo The Dissonant Lives of Brazilian Black Non-Samba Singers, do jornalista, historiador e pesquisador da USP Ricardo Santhiago, foi escolhido vencedor da edição de 2012 do Oral History Association Article Award, prêmio bienal concedido a trabalhos que oferecem contribuição teórica, metodológica e temática significativa à área de história oral. O prêmio nunca havia sido vencido por um pesquisador latinoamericano.

O texto foi produzido em função da pesquisa que resultou na dissertação de mestrado em História Social de Santhiago, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O mestrado também deu origem ao livro Solistas Dissonantes: História (oral) de cantoras negras, publicado em 2009 pela editora Letra e Voz. A obra conta as histórias de cantoras afro-brasileiras de origem humilde que investiram em carreiras musicais, porém não como intérpretes de samba, como esperaria o senso comum. Elas cantam jazz, bossa nova, e MPB.

O artigo foi publicado em 2011 na revista inglesa Oral History Journal, que teve capa dedicada ao trabalho, com fotografia da cantora Adyel Silva, uma das entrevistadas para a pesquisa. O prêmio será entregue em outubro, durante o jantar de premiação no Cleveland Marriott, Key Center, em Cleveland (Estados Unidos).

Mais informações: email lancamentos@letraevoz.com.br, site www.oralhistory.org 

.