Edusp lança livro “Leituras de Macunaíma”

Este estudo demonstra como a obra de arte não se faz apenas de sua estrutura, mas também das diversas camadas de significado que se agregam a ela por meio da história de sua leitura, cabendo ao leitor o importantíssimo papel de acabamento da obra.

A Edusp lançou o livro Leituras de Macunaíma de José de Paula Ramos Junior. Analisando a confluência histórica entre literatura e jornalismo, este livro tem como estudo a recepção crítica que a rapsódia brasileira de Mário de Andrade teve, no período que vai desde sua edição príncipe de 1928 até 1936.

Este estudo demonstra como a obra de arte não se faz apenas de sua estrutura, mas também das diversas camadas de significado que se agregam a ela por meio da história de sua leitura, cabendo ao leitor o importantíssimo papel de acabamento da obra. Esse trabalho passa então a ser referência necessária e duradoura nos estudos de Mário de Andrade e do modernismo brasileiro, além de conter uma pesquisa ainda inédita de Diléia Zanotto Manfio, que soma cerca de duas centenas e meia de registros, entre resenhas, artigos, ensaios, livros e teses dedicados a Macunaíma.

Mais informações: site www.edusp.com.br/detlivro.asp?ID=413414

Scroll to top