Atenta às questões sócio-ambientais, FAU discute as tendências do design automotivo em evento

FAU promove evento que discute as tendências do design automotivo e o atual quadro para o profissional da área.

O design automotivo vem ganhando importância no mundo, não somente como uma estratégia econômica mas também com seu compromisso social e ambiental. Esse crescimento, mais do que refletir a necessidade em atender um consumidor exigente, demonstra uma população preocupada com o meio ambiente e os transportes.

Refletindo esta realidade, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP promoverá do dia 17 ao 20 o evento Pensando Design Automotivo, que buscará compreender o atual estado do profissional da área e suas perspectivas de desenvolvimento.

Destinado aos alunos de design, arquitetura e engenharia da USP, e também aberto aos interessados em geral e jornalistas, os quatro dias contarão com palestras, conferências e mesas temáticas. Além disso, no primeiro dia haverá uma exposição de veículos e protótipos e no segundo, um workshop aberto de projeto com vagas limitadas. Os alunos elaborarão uma proposta de design automotivo, orientados por designers profissionais.
Para Carlos Zibel Costa, professor e coordenador do Curso de Design da USP, “essas atividades contribuirão com o amadurecimento dos alunos, que poderão ver o que está acontecendo nessa área no Brasil e entrar em contato com pessoas tão importantes do design mundial”.

Diálogo internacional

Segundo Zibel, a ideia surgiu de duas vertentes: a tradição do design automotivo na FAU e a possibilidade trazida pelo ex-aluno e professor Artur Mausbach de convidar o professor Dale Harrow, da Royal College of Art da Inglaterra, para participar do evento. Sua presença seria uma grande oportunidade para criar um diálogo com pesquisadores de São Paulo sobre a questão do design automotivo. “No tipo de economia capitalista em que vivemos, o design é sempre visto como uma alavanca de vendas. Porém, o intuito desse evento é aliá-lo com a otimização de seu uso e sua produção, promovendo um design comprometido com a sustentabilidade”, afirma o docente.

O encontro contará ainda com presenças internacionais da Europa e Ásia e terá uma grande concentração de conhecimento. “É um evento de grande importância, porque além do professor Dale, teremos os três diretores de design das maiores montadores do país, a Volkswagen, a Ford e a Fiat, assim como alguns dos mais importantes pesquisadores da área no Brasil”, afirma o professor Zibel.

Entre os convidados, estarão presentes Kishor Munshi, professor e pesquisador de design indiano, Louise Kiesling, designer de moda com experiência em trabalhos interdisciplinares com a indústria automobilística, e Ari Rocha, um dos pioneiros do design automotivo brasileiro, com vasta experiência nacional e internacional.

Inserida em um contexto internacional de questões como a sustentabilidade e o planejamento do transporte, a FAU abordará também questões sócio-econômicas e ambientais. “A linha pedagógica da FAU tem um compromisso com a sociedade, e nós aqui em São Paulo vivemos essa problemática do planejamento urbano de um modo muito intenso. A questão do transporte é vital socialmente falando, e a demanda da indústria só cresce”, comenta Zibel.

Apesar do crescimento, o professor afirma que existe uma certa dificuldade para o profissional em design, pois não há uma quantidade de vagas significativa no mercado. Porém, acredita que o país vem crescendo e a área pode se expandir ainda mais. “Existem designers brasileiros de grande importância no exterior. O Brasil tem um grande potencial e, junto com a Índia, é um dos países que mais cresce na indústria automobilística. A FAU é uma das possibilidades de apoio com que o governo pode contar nessa área.”

Serviço

O evento Pensando Design Automotivo é gratuito, com abertura às 10 horas da segunda-feira (17) e encerramento às 18 horas da quinta-feira (20).

As inscrições podem ser feitas pelo email auto-fau@usp.br. É necessário informar seu nome, instituição/empresa, profissão e cidade, bem como em quais atividades deseja se inscrever.

A FAU fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: http://www.fau.usp.br/auto/