“Escolarização da viola caipira” é tema de obra lançada pela Editora Humanitas

O livro analisa o processo de escolarização da viola caipira que se consolida nas últimas décadas na região Centro Sul do Brasil, escolarização esta que rompe com um panorama secular da relação ensino-aprendizagem que permaneceu ligado às antigas formas das tradições orais (observação, memorização e repetição).

A Editora Humanitas, ligada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, lançou o livro O processo de escolarização da viola caipira – Novos violeiros (in)ventano modas e identidades, de Saulo Sandro Alves Dias.

A perspectiva de análise deste trabalho é que a escolarização se inicia após ações culturais em diversas instâncias de consagração e é realizada por parte dos novos violeiros de formação teórico-musical sistematizada na academia. A formalização de práticas musicais e a sistematização de técnicas de execução desse instrumento teriam assim contribuído para forjar as novas identidades da viola caipira e dos violeiros na contemporaneidade.

O livro pode ser adquirido por meio do site da editora. A Livraria Humanitas-Discurso fica no Prédio dos Departamentos de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH. O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-3728/ 3091-3796, e-mail editorahumanitas@usp.br