ICMC premia plano empreendedor de alunos da graduação

Por meio de convênio com o grupo franco-brasileiro LeadMedia, alunos do curso de Bacharelado em Ciências de Computação receberam iPads como prêmio pelo melhor plano de negócios.

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos, e o grupo franco-brasileiro LeadMedia, que atua na área de sistemas e serviços de marketing na internet, premiaram, no último dia 20 de agosto, cinco estudantes do curso de Bacharelado em Ciências de Computação, pelo melhor plano de negócios apresentando como trabalho final da disciplina Empreendedores de Informática.

O Prêmio LeadMedia de Empreendedorismo foi entregue ao projeto Multiplus, de autoria dos alunos Bruno Azenha Gonçalves, Fabio Henrique Gomes Sikansi, Lucas Lobosque, Vanessa Queiroz Marinho e Yule Vaz. Cada integrante do grupo recebeu um tablet iPad e um certificado. “Nos dedicamos muito em nosso trabalho. Tínhamos uma boa ideia, agarramos e fomos até o fim”, explicou Bruno, um dos vencedores.

O trabalho vencedor foi um plano de negócios para uma empresa com atuação em softwares voltados ao mercado financeiro, com foco para o desenvolvimento de sistemas de homebroker – sistemas online para compra e venda de ações na bolsa de valores. O objetivo do projeto foi a identificação de oportunidades e ameaças para uma empresa.

Segundo os integrantes do grupo, o desenvolvimento do plano envolveu muita pesquisa sobre os sistemas utilizados no Brasil, visitas a empresas de software para o mercado financeiro e a clientes em potencial, além de pesquisa sobre as necessidades e o comportamento dos usuários desses sistemas.

A disciplina Empreendedores de Informática faz parte da grade curricular do curso de Bacharelado em Ciências de Computação. “Essa disciplina viabiliza um olhar diferenciado para o mercado despertando a capacidade empreendedora. É uma disciplina que complementa a formação dos alunos buscando despertar a importância de habilidades como proatividade e liderança com olhar diferenciado para a inovação tecnológica” ressaltou a professora Solange Oliveira Rezende, que ministra a disciplina para os alunos do curso no Instituto.

A LeadMedia começou a operar no Brasil em 2010, a partir da aquisição do “Busca Descontos”, portal que agrega ofertas e descontos dos principais varejistas do e-commerce. Em 2012, a parceria do ICMC com a LeadMedia possibilitou resultados positivos tanto para os estudantes como para a empresa. “Em um cenário de concorrência, onde temos que renovar sempre os talentos da empresa, a melhor maneira de se obter isso é buscar diretamente na fonte, ou seja, na universidade”, disse Cédric de Lavalette, representante da LeadMedia.

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: (16) 3373-9666 ou pelo email comunica@icmc.usp.br