Encontro discutiu a gestão da comunicação na Universidade

Publicado em Institucional por em

Da Assessoria de Imprensa da Reitoria

Iniciativa inédita reuniu profissionais que atuam nas Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos, Museus, Prefeituras dos Campi, Hospitais e Órgãos da Administração Central para discutir a comunicação na Universidade.

“A comunicação como razão de ser” foi a premissa que norteou o Encontro de Gestão de Comunicação da USP – Gecom. O projeto reuniu, nos dias 23 e 24 de agosto, na cidade de Itupeva, cerca de 130 profissionais que atuam na área de Comunicação nas Unidades de Ensino e Pesquisa, Institutos, Museus, Prefeituras dos Campi, Hospitais e Órgãos da Administração Central da USP.

“Assim como são promovidas iniciativas como o Geindi (Gestão de Integração dos Dirigentes), Geinfo (Gestão de Informática), Gefim (Gestão Financeira de Materiais), entre outras, os profissionais que atuam na área de comunicação na Universidade careciam de um encontro para terem a oportunidade de discutir temas comuns e propor diretrizes para esse segmento”, ressaltou o reitor João Grandino Rodas.

Em outubro do ano passado, por meio de portaria interna, o reitor designou uma comissão para organizar o encontro, presidida pela chefe técnica da Divisão Mídias Online da Superintendência de Comunicação Social (SCS), Marcia Blasques, e formada por representantes de todos os campi da Universidade: Adriana Cruz (Reitoria), Edmilson Luchesi (São Carlos), Luciana Jóia de Lima (Piracicaba), Lupércio Tomaz (SCS), Marianne Ramalho Ferreira (Bauru), Pedro Ortiz (SCS), Rosemeire Soares Talamone (Ribeirão Preto) e Simone Colombo Lopes (Lorena).

“Temos a expectativa que, por intermédio desse encontro pioneiro no meio acadêmico, possamos estabelecer bases para análise e estudo de novos modelos e procedimentos técnicos de comunicação baseado em fatores como interesse na realidade social, complexidade da tecnologia de informação e globalização do desenvolvimento científico-acadêmico e sua importância social”, considera o superintendente de Comunicação Social, Alberto Carlos Amadio.

Confira como foi nos vídeos do Minuto USP, da TV USP.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=AP3spjYBvrw’]

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=ksx3HyQP_xU’]

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=Fj5Z7wdwsWA’]

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=F8giy2-a7uY’]

Política de comunicação

A presidente da comissão organizadora do encontro, Marcia Blasques, explica que, desde o final do ano passado e ao longo do primeiro semestre deste ano, foram promovidas diversas reuniões para formatar a programação do evento. As atividades que serão desenvolvidas durante os dois dias do encontro incluem palestras com especialistas e professores da área e dinâmicas de grupos de trabalhos, divididos em sete temas-chave.

Concluída a elaboração da programação, foram enviados ofícios aos dirigentes da Universidade para que indicassem seus representantes para participar do encontro. Posteriormente, os indicados efetivaram sua inscrição por e-mail e informaram o grupo de trabalho do qual gostariam de fazer parte.

“Desde o início, optamos por um formato de programação que permita a participação dos funcionários da área. Em relação aos grupos de trabalho, a comissão optou por elencar alguns temas mais amplos e comuns a todos, como uso de mídias sociais, a relação da USP com a sociedade, entre outros”, afirma Marcia, ressaltando a importância do compartilhamento de experiências entre os participantes durante os debates.

Os inscritos receberam, previamente, o roteiro de discussões dos grupos de trabalho e textos acadêmicos de apoio relacionados ao tema escolhido.

Como resultado do encontro, está em elaboração um documento que, segundo avalia o superintendente de Comunicação Social,  deve estabelecer bases e referências para a consolidação de uma futura política de comunicação social na USP.

Mais informações: email imprensa@usp.br

.