Nova graduação em Saúde Pública da FSP forma profissional interdisciplinar

O curso confere o Grau de Bacharel em Saúde Pública e tem como objetivo formar um profissional apto a atuar na dimensão coletiva da saúde, inserindo-se em um campo de trabalho amplo e interdisciplinar.

Marcellus William Janes / Assessoria de Comunicação da FSP

A USP abriu em 2012 a graduação em Saúde Pública, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, com duração de oito semestres. O curso confere o Grau de Bacharel em Saúde Pública e tem como objetivo formar um profissional apto a atuar na dimensão coletiva da saúde, inserindo-se em um campo de trabalho amplo e interdisciplinar.

Os eixos integrados, como ciências da vida, ciências sociais, epidemiologia, gestão e saúde ambiental compõe o currículo do egresso. Segundo Leidmar, graduanda em Saúde Pública, “O curso nasce no território da transdisciplinariedade e busca formar um profissional que se encaixe na demanda atual, com condições de transitar na diversidade da saúde e dos aspectos sociais.”

A Saúde Pública orienta-se para a atenção aos agravos sobre a saúde das populações e, por isso, está intimamente relacionada com as disciplinas que estudam a saúde enquanto um fenômeno coletivo, constituído por aspectos históricos, demográficos, epidemiológicos, sociais, políticos e ambientais. Sua atuação é voltada para ações preventivas e para a promoção da saúde. Para Caroline, aluna da primeira turma de Graduação, “É uma oportunidade excelente de melhorar as condições de vida e saúde de coletividades”.

Mercado de Trabalho

O profissional formado neste curso poderá atuar em análise de situação de saúde; gestão de sistemas e serviços de saúde; vigilância epidemiológica; vigilância sanitária; vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador; educação em saúde; promoção da saúde, dentre outras atividades. Há boas perspectivas no setor público para atuar na formulação de políticas sociais de saúde e também na gestão de órgãos de saúde públicos e privados. O sistema suplementar, que engloba empresas de seguro – saúde e organizações médicas, instituições de meio ambiente e de saneamento e terceiro setor também devem absorver esse bacharel.

Segundo Allan, aluno da primeira turma de Saúde Pública, “o curso além de ter os conteúdos ministrados em aula, perpassa o campo prático, o que dá grande bagagem ao graduando”.

O ingresso no curso de graduação em Saúde Pública se dá mediante processo seletivo realizado anualmente pela Fuvest. Os interessados devem se inscrever para o próximo Vestibular até o próximo dia 10 de setembro pelo site da Fuvest.

Mais informações: (11) 3061- 7111, e-mail clcesar@usp.br, com o professor Chester Luiz Galvão Cesar

Scroll to top