Lançamentos da Edusp discutem antropologia, arte contemporânea e poesia

Os títulos são "Sociedade sem Relato: Antropologia e Estética da Iminência", "10/3 = 3/Cabra" e "Leminski: O poeta da Diferença".

A Editora da USP (Edusp) divulgou recentemente o lançamento de três livros em seu catálogo:

Sociedade sem Relato: Antropologia e Estética da Iminência, de Nestor García Canclini, com tradução de Maria Paula Gurgel. A obra fala de como a arte, com a ajuda da sociologia, começou a ser entendida em conexão com os demais processos sociais do início do século XX até a atualidade. Seja pelo alto valor econômico atribuído a obras ou pela força midiática que ganharam decorrente à fácil difusão na Internet, o fato é que cada vez mais se rompe a barreira de exclusividade que apenas uma pequena parcela da sociedade possuía. Nesse livro de, o autor apontará justamente esses fatos de uso social da arte, que acabam por interligar e estender sua ação para além do que se organiza como campo artístico.

– Em 10/3 = 3/Cabral, Luiz Armando Bagolin e Leon Kossovitch juntamente com o artista discutem algumas das obras de Cabral de produções expostas na galeria Paulo Vasconcellos, no Museu de Arte Contemporânea da USP, e alguns dos “painéis” expostos na Pinacoteca do Estado. Os três procuram aqui desvendar alguns conceitos que parecem lógicos, mas talvez não tão nítidos na obra de Cabral, procurando pontos de convergência entre os trabalhos que continuaram sendo produzidos para a realização deste livro.

– Com muita clareza e estilo próprio, Elizabeth Rocha Leite explora em Leminski: O poeta da Diferença o universo poético de Leminski, sempre atenta ao que se torna o objeto privilegiado da formação de sua poética, a linguagem verbal. É somente a partir da linguagem que compreendemos e recortamos o mundo ao nosso redor, classificando e ordenando nossa existência, e a poesia para Leminski é ao mesmo tempo linguagem verbal, sonora e gráfica. São caminhos de análise ainda pouco explorados, mas que se abrem cada vez mais com a ajuda da metalingüística e da teoria da linguagem.

Com informações de Regina Brandão, da divulgação da Edusp

Mais informações: site www.edusp.com.br

Scroll to top