Arte, cultura e preservação dão o tom da próxima semana

Programação composta por debates, seminários e atividades no campo das artes, música, teatro, cinema e dança tem o objetivo de mostrar para a sociedade a produção cultural e artística produzida pela USP e parceiros.

A partir do próximo sábado (15), todos os olhos, ouvidos e mentes em reflexão na Universidade se voltam para um só foco, que é ao mesmo tempo o mais diverso possível: a cultura. A Semana de Arte e Cultura da USP, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), traz, até 23 de setembro, uma extensa programação de debates, seminários e atividades no campo das artes plásticas, literatura, música, teatro, cinema e dança.

De acordo com a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda, esta 17ª  edição será diferente de todas as outras, baseando-se nas questões do intercâmbio cultural e da preservação do patrimônio local, regional e nacional.

Para tanto, o evento será incrementado com manifestações culturais e artísticas de instituições de ensino parceiras, do Brasil e do exterior, trazendo ainda debates e discussões sobre a política cultural dentro da universidade e a preservação de seus espaços culturais.

“A USP tem um papel de protagonista e não pode se furtar a discutir às questões ligadas à politica da cultura. A Cidade Universitária será integralmente ocupada em diferentes locais, tendo em vista a requalificação dos espaços, ao mesmo tempo em que permitirá que seus frequentadores e a sociedade possam ter acesso a esses momentos de cultura”, diz Maria Arminda.

A Cidade Universitária será integralmente
ocupada em diferentes locais, tendo em
vista a requalificação dos espaços.

Para José Clóvis de Medeiros Lima, assessor técnico da PRCEU, a importância do evento está baseada na demonstração da riqueza cultural da USP para a sociedade. “A USP tem uma vida aqui dentro, e será uma oportunidade para valorizarmos o que é produzido nela e percebermos que podemos crescer ainda mais”, diz.

Programação

A programação da Semana tem início no sábado (15), às 21 horas, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) na Sala São Paulo, sob regência de Nicolás Pasquet (Alemanha) e com a presença do solista Claudio Micheletti (violino).

A música também estará presente nos concertos do Coral da USP (Coralusp), que celebra entre os dias 19 e 21 seus 45 anos de fundação com apresentações no Instituto de Psicologia (IP), na Faculdade de Saúde Pública (FSP), no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e na Estação Ciência, sempre às 20h30.

No campo das artes plásticas, os museus da USP oferecerão visitas monitoradas e abertura de exposições. No Museu de Arte Contemporânea (MAC), acontecerão atividades em torno de seus acervos, com conversas sobre a coleção em exposição no Parque do Ibirapuera e atividades educativas para professores na Cidade Universitária.

“Costumamos chamar a Semana de uma mostra da universidade para a sociedade. Não se pretende fazer uma concentração de atividades durante uma semana, mas mostrar para a sociedade que a universidade produz tudo isso ao longo do ano”, comenta Cecílio de Souza, assistente técnico da PRCEU.

Não se pretende uma concentração de atividades
durante uma semana, mas mostrar que a Universidade
produz tudo isso ao longo do ano.

A produção científica também será contemplada, com oficinas, exposições e atividades educativas em diversas áreas. No Instituto de Física (IF), o tradicional Show da Física promove do dia 19 ao 21, às 9 horas, demonstrações abordando diversos assuntos sobre a Física em uma apresentação lúdica e interativa, permitindo que os alunos contextualizem e ampliem o seu perfil científico.

No Instituto Oceanográfico, exposição mostra fotografias do trabalho prática realizado por alunos da graduação e pós realizado a bordo de embarcações. No pátio do Instituto de Geociências (IGc), acontece a exposição de fotos e amostras do patrimônio pétreo da cidade de São Paulo. Já a Estação Ciência, comemorando seus 25 anos e a realização da Conferência Rio+20, promove a mostra Biodiversidade.

Ainda, haverá na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) um debate sobre a meia-entrada para ingressos de shows e espetáculos no dia 20, às 15h30, além uma série de apresentações de dança, peças de teatro e exposições em diversas unidades da USP.

“A organização está interessante e diferente dos anos anteriores, com várias atividades que podem chamar a atenção tanto de pessoas que já circulam por aqui quanto de outros lugares”, afirma Marina Mitiyo Yamamoto, professora da FEA e pró-Reitora Adjunta de Cultura da PRCEU.

Política Cultural

Um dos grandes destaques da Semana é o Seminário Nacional de Cultura – A Cultura na Academia, que acontece entre os dias 19 e 21, no Paço das Artes. Como parte de uma celebração da intelectualidade e cultura paraibanas, sessões especiais trarão no dia 19, às 17h30, uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna, e às 20 horas, no Centro Universitária Maria Antonia, exposição de 13 Artistas Contemporâneos Paraibanos.

No   20, às 10 horas, ocorre o seminário Horizontes da Extensão Universitária. Às 14 horas, o seminário A produção cultural da Unive idade e a Imprensa reunirá profissionais da grande imprensa para discutir o jornalismo cultural. E a partir das 16 horas, estão programados lançamentos de livros e a cerimônia de assinatura de convênios firmados entre USP e UFPB, UFCG e UEPB.

O dia 21 será dedicado a discussões sobre a cultura dentro da universidade e políticas públicas de preservação do patrimônio, com debates e mesas que contarão com a presença de nomes importantes como Sérgio Mamberti, Secretário de Políticas Culturais do Estado de São Paulo, Bruno Covas, Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Marilena Chauí, do Departamento de Filosofia da USP.

“Uma universidade não pode de maneira nenhuma gastar seus esforços intelectuais, científicos e orçamentários para produzir eventos apenas por produzir; tem que haver uma finalidade. Somos um grande universidade pública e gratuita, e temos a obrigação de pensar sobre a sua política para a área da cultura e da extensão, em uma reflexão que ultrapassa os muros da USP”, afirma a pró-reitora Maria Arminda.

Interior

A Semana abrange também diversos campi da USP do interior, com programação diversificada e acessível para o público. Entre os destaques está o espetáculo Chico Buarque em Cena, que úne composições do músico e intervenções teatrais no dia 20, às 12 horas, em São Carlos.

O Espaço Cultural Capela da USP em Ribeirão Preto recebe apresentações do Coralusp, leituras dramáticas do Tusp e concerto da Orquestra Universitária. Em Bauru, a cantora lírica Rainá Magdalon e o maestro Alexey Lizolenko se apresentam no dia 18, às 19 horas.

Em Piracicaba, há ainda apresentação da Orquestra Esalq, Grupo vocal Luiz de Queiroz e Coral Luiz de Queiroz, no dia 20, às 20 horas, enquanto que no dia 15, em Pirassununga, será aberta uma exposição das 30 melhores imagens selecionadas no primeiro Concurso de Fotos do Campus de Pirassununga.

Ao todo, a Semana conta com mais de 110 atividades. A programação completa, bem como endereços e telefones, pode ser vista no site do evento.

Scroll to top