HCFMRP recebe recertificação do selo Compromisso com a Qualidade Hospitalar

Publicado em Institucional por em

Da Agência USP de Notícias

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP acaba de receber a recertificação do selo Compromisso com a Qualidade Hospitalar, um programa criado e mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM) em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).

O resultado da avaliação realizada no final de setembro no HCFMRP, quando foi auditada, foi divulgado nessa segunda-feira (15) e conferiu à instituição a nota 96.03. A condição para a conquista do selo é atingir no mínimo 60 pontos de um total de 100. São 406 questões sendo 32 itens considerados obrigatórios. Os critérios avaliados pelo CQH são perfil, liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade (responsabilidade social), informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

Com o objetivo de melhoria contínua da qualidade, o programa, que estimula a participação voluntária dos hospitais, contém importante componente educacional. Ele incentiva a mudança de atitudes e o trabalho coletivo, principalmente de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento. Para conquistar sua recertificação, o HCFMRP precisou mostrar que realiza todos os seus processos com o rigor e a segurança exigida pelas normas sanitárias e técnicas e pelas boas práticas assistenciais.

Criado há mais de 20 anos, inspirado nos trabalhos da Comissão Conjunta de Acreditação de Organizações de Saúde (CCAOS), dos EUA, o programa CQH abrange hoje em torno de 125 instituições participantes, a maioria do Estado de São Paulo. Todas participam voluntariamente do programa.

Mais informações: (16) 3602-2612

.