Escrita científica é destaque em portal especializado e eventos no IFSC

Além da Semana da Escrita, insituto também realiza workshop sobre o tema.

Da Assessoria de Comunicação do IFSC

Poesia e artigo científico: o que eles têm em comum? São gêneros textuais e possuem um formato único- e muito bem definido. Mas, quando falamos em poesia, o formato (versos) é imediatamente visualizado. No caso do artigo científico, é possível enxergar a forma com essa facilidade e imediatismo?

Se sua resposta foi não, sem sustos! Você não é o único. Grande parte dos pesquisadores, quando diante de um editor de texto, não faz ideia de por onde começar e, mesmo aqueles com o conteúdo na ponta da língua, não estão familiarizados com o formato correto de um artigo científico.

Alguns termos como communications ou letters, artigo regular e artigo de revisão precisam estar na ponta da língua e da mente do pesquisador. “Para cada um desses casos, pode existir uma estrutura. Por isso, na hora de escrever um artigo, essa é a primeira definição a ser feita, para que o autor esteja atento ao formato que deve ser seguido”, explica o editor científico e docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, professor Valtencir Zucolotto.

A gramática e o formato corretos de um artigo científico são de igual importância. Afinal, como dar valor ao que não pode ser compreendido? Da mesma maneira, se o português for impecável, mas o formato não for obedecido, o artigo será barrado de imediato. “A linguagem técnica não deve ser deixada de lado, mas deve ser escrita de uma maneira fácil e correta. Sem clareza e concisão, o artigo pode até vir a ser publicado, mas não causará impacto sobre os leitores”, enfatiza Zucolotto.

Para o docente, que desenvolve e ministra disciplinas e minicursos de Estruturação e Linguagem de Artigos Científicos, no Brasil e no exterior, uma das maiores dificuldades dos brasileiros na hora de redigir um artigo científico é a falta de orientação. Cursos de escrita científica são escassos e isso é preocupante, uma vez que os artigos científicos são o “passaporte” para que o conhecimento acadêmico chegue a outros pesquisadores e à própria sociedade. “O primeiro passo para melhoria da qualidade de vida do ser humano é a divulgação das pesquisas científicas. Com isso, será possível pensar em maneiras melhorá-la, efetivamente”, afirma Zucolotto.

Portanto, para suprir a demanda cada vez maior de pedidos de orientações e instruções para a escrita de artigos científicos, USP, em maio deste ano, lançou o Portal da Escrita Científica, com conteúdo voltado, exclusivamente, ao assunto. No Portal, é possível encontrar cursos completos, tanto em formato impresso como em vídeo-aulas, disciplinas oferecidas no campus relacionadas ao assunto, glossário de palavras chave (como “bibliometria”, “fator de impacto” e “índice H”), entre outras ferramentas.

Semana da Escrita Científica

Entre 6 e 8 de novembro, o IFSC realizará a terceira edição da Semana da Escrita Científica, no auditório Prof. Sérgio Mascarenha. O evento contará com a presença de diversos especialistas, que ministrarão cursos e palestras aos participantes, incluindo Zucolotto (IFSC), Luis Reynaldo Alleoni (ABEC), Hélio Kuramoto (IBCT/COEP), Osvaldo Oliveira Jr. (IFSC), Edgar Zanotto (UFSCar) e Juliana Takahashi (USP). Esse ano a Semana de Escrita do IFSC traz como tema a questão da “Publicação Open Access”. Vários cientistas e editores de revistas discutirão as principais vantagens, desvantagens e perspectivas dessa temática, que tem sido amplamente discutida e apoiada por grandes universidades americanas e europeias. As inscrições devem ser feitas pelo site.

Essa é mais uma oportunidade para que pesquisadores de graduação, pós-graduação, docentes , curiosos, entrem em contato com o mundo “literário” da pesquisa e possam fixar maneiras novas, corretas e inteligíveis de transmitir seu conhecimento e, sobretudo, prestar contas à sociedade.

Além da Semana, ocorrerá entre os dias 25 e 26 de outubro, no Auditório Prof. Sergio Mascarenhas do IFSC, a a terceira edição do workshop Meet the Editors – Scientific Writing. O evento é oportunidade para interagir com conhecidos editores de revistas científicas, como. O programa inclui tutoriais que cobrem vários aspectos do processo de escrita científica. As inscrições para o workshop poderão ser feitas através dos telefones (16) 3373-9877 ou 3373-9760, ou pelo email egues@ifsc.usp.br.

Mais informações: site www.biblioteca.ifsc.usp.br/semanadaescrita

Scroll to top