USP desenvolve pesquisa para mapear perfil de ex-alunos

A USP quer saber por onde andam seus mais de 400 mil egressos de Graduação e de Pós-Graduação. Uma pesquisa inédita desenvolvida pela Vice-Reitoria, em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação e o Departamento de Informática da Vice-Reitoria Executiva de Administração, pretende mapear o perfil dos formados pela USP, sua atividade profissional e a contribuição do curso concluído na Universidade para sua área de atuação.

O sistema da pesquisa, batizado de Egressos USP, foi desenvolvido pelo Departamento de Informática da Vice-Reitoria Executiva de Administração, com a utilização das estruturas de acompanhamento de egressos que já existiam nos sistemas Júpiter, da Graduação, e Janus, da Pós-Graduação, e que, com a iniciativa, terão os dados consolidados de forma unificada.

O sistema também estará protegido contra acessos indevidos. Ao dar início ao cadastro, o nome do usuário deverá ser automaticamente validado pela Unidade de origem, o que permitirá ou não a continuidade do preenchimento do questionário.

O novo sistema estará disponível para acesso até o início de dezembro, quando terá início a tabulação dos dados, que será feita pelo DI. Com a base de dados consolidada, será possível formar comunidades, de acordo com o curso e a turma, a exemplo do que ocorre nas redes sociais, divulgar assuntos de interesse dos grupos, promover eventos, entre outros serviços que poderão ser oferecidos no futuro.