Centrinho realiza lançamento oficial de busto do “Tio Gastão”, diretor do hospital por 45 anos

Aposentado pela USP, o professor José Alberto de Souza Freitas, mais conhecido por tio Gastão, foi um dos fundadores do Centrinho, hospital que ele dirigiu nos 45 anos de existência.

No dia 26 de outubro, a partir das 14 horas, a Superintendência do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) vai lançar oficialmente um busto do professor José Alberto de Souza Freitas. Mais conhecido por tio Gastão, ele é um dos fundadores do Hospital e o dirigente que ficou à frente desta instituição pública de reconhecimento internacional por exatos 45 anos (idade da entidade). O gesto é, portanto, uma pequena homenagem a quem tanto fez pela história desse Hospital, que tem hoje mais de 80 mil brasileiros em seus registros de matrícula.

O local escolhido para a fixação do busto é o jardim do pátio interno do Centrinho, lugar por onde tio Gastão passava diariamente, até sua aposentadoria em maio deste ano, em vésperas de completar 70 anos. Assinado pelo artista Otavio Teixeira Mendes Neto, o busto foi confeccionado a partir de fotografias do homenageado. Entre seus trabalhos, Otavio confeccionou o busto do ex-governador de São Paulo, André Franco Montoro, que foi encomendado para o Instituto Latino Americano de São Paulo.

O evento se inicia com uma missa e, na sequência, estão programadas  homenagens e apresentações musicais, como o Conjunto Musical Sonia Berriel e a soprano Sussi Rose Buggini Ferreira, além de crianças e jovens pacientes do Centrinho, que integram o coral do Cedau e o Coral Vibrar. São esperados cerca de 400 convidados, entre funcionários, amigos e familiares do tio Gastão.

Mais informações: email imprensa@centrinho.usp.br