Pesquisadores do ICMC recebem prêmios em eventos científicos

A produção científica dos pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, foi destaque em dois eventos realizados no mês de outubro: o BRACIS 2012 e o WebMedia 2012.

Da Assessoria de Comunicação do ICMC

A produção científica dos pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, foi destaque em dois eventos realizados no mês de outubro. Alunos e professores do Departamento de Ciências de Computação do  ICMC receberam diversos prêmios nas áreas de Sistemas Inteligentes, Multimídia e Web.

BRACIS 2012

Um desses eventos foi o Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS 2012), que ocorreu entre os dias 20 e 25 de outubro em Curitiba-PR, do qual fizeram parte o Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial (SBIA), o Simpósio Brasileiro de Redes Neurais (SBRN) e o Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial (CTDIA).

No SBRN, o prêmio de melhor artigo foi para o trabalho Meta-learning for Periodic Algorithms Selection in Time-changing Data, dos autores Andre Rossi, André Ponce de Leon Carvalho e Carlos Soares. No mesmo evento, recebeu menção honrosa o artigo Using Interacting Forces to Perform Semi-Supervised Learning, de Thiago Cupertino e Zhao Liang.

Já no SBIA, recebeu menção honrosa o artigo On the Use of Consensus Clustering for Incremental Learning of Topic Hirarchies, de autoria de Ricardo Marcacini, Solange Rezende e Eduardo Hruschka. No concurso de teses e dissertações (CTDIA), o trabalho de mestrado de Marcacini, orientado por Rezende, ficou em terceiro lugar.

Entre as teses, foi premiada com a terceira colocação no CTDIA o trabalho Aprendizado de Máquina em Redes Complexas, de autoria de Fabrício Breve e orientação de Zhao Liang. Recebeu ainda uma menção honrosa a dissertação Using Interacting Forces to Perform Semi-Supervised Learning, de Rafael Rossi, sob orientação de Solange Rezende.

WebMedia 2012

O artigo Browsing interaction events in recordings of small group activities via multimedia operators, de autoria de Maria da Graça Pimentel e Diogo Martins, recebeu o prêmio de melhor artigo na categoria Multimedia, durante o 18º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2012), realizado no período de 15 a 18 de outubro, em São Paulo-SP.

O mesmo evento conferiu menção honrosa ao trabalho AVSA: An automatic video segmentation application, de Tiago Trojahn e Rudinei Goularte, no Workshop de Ferramentas e Aplicações.

A Diretoria do ICMC orgulhosamente parabeniza todos os envolvidos pelo reconhecimento, ressaltando sua importante contribuição para os campos científicos e para a visibilidade do Instituto.

Mais informações: site www.inf.ufpr.br/bracis2012, sws2012.ime.usp.br/webmedia